Publicidade

Prefeitura de Botuverá formaliza contratos da Lei Aldir Blanc 2025

Ao todo, cinco projetos foram contemplados; saiba mais

Publicidade

A Prefeitura de Botuverá realizou, na manhã desta terça-feira (16), o ato oficial de assinatura dos contratos com os proponentes contemplados pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) 2025. A cerimônia contou com a presença dos proponentes, do prefeito Victor Wietcowsky e do secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude, Marcos Fonseca. O ato marcou o início da fase de execução dos projetos culturais selecionados.

A formalização dos Termos de Execução Cultural ocorre após a homologação do resultado final dos Editais nº 08/2025, nº 09/2025 e nº 10/2025. Conforme o processo conduzido pela Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude, todos os proponentes classificados apresentaram integralmente a documentação exigida dentro do prazo, sem pendências ou impedimentos legais.

Durante o ato, o prefeito Victor Wietcowsky destacou a importância do investimento público na cultura como instrumento de valorização da identidade local e fortalecimento da comunidade. “A cultura é parte fundamental da nossa história e da nossa identidade como município. A assinatura desses contratos representa respeito aos fazedores de cultura de Botuverá e o compromisso da gestão em garantir que esses recursos cheguem, de fato, à população por meio de projetos que geram conhecimento, inclusão e pertencimento”, afirmou.

No Edital nº 08/2025, voltado ao fomento de ações culturais no audiovisual, foram contemplados os projetos Capelas e Histórias, de Afonso Carlos Assini, e De Porto Franco à Botuverá: Caminhos da Emancipação, de Matheus Moreira. Já o Edital nº 09/2025, destinado à execução de exposições, mostras ou feiras culturais, selecionou o projeto Tuas Obras Te Coroam, de Pedro Luiz Bonomini.

O Edital nº 10/2025, que prevê subsídio para a manutenção de espaços, ambientes ou iniciativas artístico-culturais, habilitou o Curso de Graffiti, de Wilson dos Santos Silva, e o Cinema Itinerante – Luz em Movimento, de Lucine Maria Maestri Bonomini Brutinel.

Para o secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Juventude, Marcos Fonseca, a assinatura dos contratos simboliza o encerramento de um processo técnico e transparente e o início de uma nova etapa para a cultura local. “Conduzimos todas as etapas com muita responsabilidade, seguindo rigorosamente o que prevê a PNAB. Agora entramos no momento mais esperado, que é a execução dos projetos. São iniciativas que vão impactar diretamente a comunidade, valorizando artistas, espaços culturais e a memória de Botuverá”, ressaltou.

Com os contratos assinados, os proponentes estão oficialmente autorizados a iniciar a execução das propostas, conforme os prazos, critérios e obrigações previstos nos editais e na legislação da Política Nacional Aldir Blanc.

A PNAB 2025 é instituída pela lei 14.399/2022, com recursos da União repassados a estados e municípios para editais e projetos culturais.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.