A Prefeitura de Brusque lançou oficialmente o novo portal de atendimento ao cidadão no endereço brusque.atende.net, consolidando um importante avanço na modernização dos serviços públicos digitais do município. O novo site unifica, em um só ambiente, informações institucionais, notícias municipais e os principais serviços online oferecidos pela administração pública.
O cidadão poderá acessar o novo ambiente diretamente pelo link brusque.atende.net, mas também continuará tendo acesso normalmente por meio do endereço tradicional brusque.sc.gov.br, que agora redireciona para a nova plataforma.
A reformulação do portal foi coordenada pelas Secretarias de Transparência e Accountability (Seta) e de Administração e Gestão Estratégica (Sage), e representa mais do que uma mudança tecnológica: é uma transformação na forma como o cidadão interage com a Prefeitura. “Estamos implantando uma visão integrada da gestão pública, onde a tecnologia serve como um instrumento para simplificar processos e tornar os serviços mais acessíveis”, explicou o secretário municipal de Administração e Gestão Estratégica, Leonardo Zanella.
“O novo portal representa esse avanço: menos burocracia, mais eficiência e um atendimento mais qualificado ao cidadão”, afirmou Zanella.
Com um layout mais moderno, intuitivo e funcional, o novo portal oferece uma experiência aprimorada de navegação, com acesso facilitado a serviços como consulta e emissão de guias do IPTU, serviços tributários, abertura de ouvidorias, acompanhamento de protocolos e outras funcionalidades essenciais.
Além disso, a nova plataforma proporciona mais segurança e eficiência, reforçando o compromisso da gestão municipal com a transparência ativa e a accountability. “A migração para o novo portal faz parte da nossa estratégia de modernização digital e melhoria da gestão pública”, comentou o chefe do Escritório de Processos, Leonardo Batistta.
“Mais do que oferecer tecnologia, queremos facilitar a vida do cidadão, garantindo acesso simples e rápido aos serviços da Prefeitura, sem a necessidade de deslocamento ou burocracia. É mais comodidade, eficiência e proximidade entre o governo municipal e a população”, explicou.
Segundo o secretário de Transparência e Accountability, Thomas Haag, a iniciativa representa uma virada de chave na forma como a Prefeitura se comunica digitalmente com o cidadão. “Estávamos reféns de um site antigo, com limitações que iam além de desafios na transparência. Fizemos o dever de casa, planejamos cada etapa com responsabilidade e, com recursos próprios, e sem custos adicionais, entregamos uma solução mais moderna, acessível e útil à população”, disse Thomas.
“Esse resultado só foi possível graças à união dos times da Seta e da Sage, que, com muito empenho, fizeram mais com menos. Quando o foco está no bem do cidadão, o trabalho ganha propósito e eficiência”, concluiu.
O projeto também contempla o cumprimento de metas estabelecidas em uma cartilha própria desenvolvida pela Secretaria de Transparência e Accountability, com foco na obtenção de certificações nacionais de transparência até o final de 2026.
Embora o novo portal já esteja no ar, o projeto segue em fase de execução contínua, com base na escuta ativa da população e na melhoria permanente dos processos. A participação do cidadão é essencial para o aperfeiçoamento da plataforma. Críticas e sugestões podem ser enviadas pelo telefone 156 (Ouvidoria Municipal) ou pelo e-mail ouvidoria@brusque.sc.gov.br.
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque