A Prefeitura de Brusque realizou, na noite desta terça-feira (20), uma ação integrada de abordagem social em diversos pontos considerados vulneráveis do município. A iniciativa contou com a participação das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, do Gabinete do Prefeito, da Diretoria do Bem-Estar Animal e com o apoio da Polícia Militar.
Ao todo, foram realizadas 16 abordagens sociais, com foco na orientação, acolhimento e encaminhamento adequado das pessoas encontradas em situação de vulnerabilidade. As equipes percorreram diferentes regiões da cidade, priorizando locais com maior incidência de pessoas em situação de rua e usuários de substâncias psicoativas.
Do total de abordagens, duas pessoas retornaram para suas residências, por morarem próximas aos locais onde foram abordadas. Outras duas não eram moradoras de rua, sendo identificadas apenas como usuárias. Duas pessoas foram encaminhadas ao Pronto Atendimento (PA), com foco em desintoxicação e posterior encaminhamento para internação em comunidade terapêutica.
Ainda durante a ação, uma pessoa foi encaminhada ao hospital em razão de problemas de saúde, enquanto três foram direcionadas ao albergue municipal, onde passaram a noite e receberam encaminhamento para comunidades terapêuticas. Por fim, seis pessoas foram orientadas pelas equipes, mas optaram por recusar o atendimento oferecido.
A ação demonstra o trabalho contínuo do município na promoção de políticas públicas de cuidado, saúde e assistência social, por meio de ações integradas com uma equipe multidisciplinar que busca oferecer suporte, alternativas de tratamento e dignidade às pessoas em situação de vulnerabilidade em Brusque, como destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Volnei Montibeller.
“Essas abordagens integradas são fundamentais para garantir um atendimento mais humano e eficiente às pessoas em situação de vulnerabilidade. Nosso objetivo é oferecer acolhimento, orientação e encaminhamentos adequados, além de buscar alternativas que promovam dignidade, cuidado e a possibilidade de reinserção social”, afirmou o secretário.
O prefeito de Brusque, André Vechi, também comentou sobre a importância das ações integradas entre os setores. “Hoje foi um dia de bastante trabalho e de muitas abordagens em diferentes pontos da cidade. É dessa forma, com presença, diálogo e ações integradas, que vamos seguir atuando para reduzir o número de pessoas em situação de rua em Brusque. Nosso compromisso é dar oportunidade àqueles que desejam mudar de vida, oferecendo acolhimento, encaminhamento e o suporte necessário para que possam reconstruir suas histórias com dignidade”, finaliza o prefeito.














