Publicidade

Presépio da Matriz São Luís Gonzaga resgata simplicidade e prepara fiéis para acolher o Menino Jesus

Mais de 20 voluntários se dedicam a planejar e montar a representação do nascimento de Jesus

Fonte: Juliane Ferreira/Pascom

Publicidade

Montado ao longo das quatro semanas do Advento, o tradicional presépio da Matriz São Luís Gonzaga, ganha um significado especial em 2025. Planejado com cerca de quatro meses de antecedência, o projeto reúne mais de 20 voluntários e, neste ano, tem como tema central “O caminho e a espera do Menino que vem e é a Luz do Mundo”, uma proposta pensada para manter o foco na Liturgia e reforçar a centralidade de Jesus na vida cristã.

Coordenador do CPC da Matriz, Antônio Carlos Cerchiari Junior explica que o grupo busca inovar todos os anos, mas sempre preservando o verdadeiro sentido do Natal. Nesta edição, dois elementos chamam a atenção: a substituição da tradicional “casa” do presépio por uma tenda, símbolo da simplicidade do ambiente em que Jesus nasceu, e a representação da Sagrada Família, com Maria grávida sobre um burrinho e José conduzindo o caminho até Belém.

Montagem passo a passo

Outra característica que tem encantado os fiéis é o fato de o presépio ser construído aos poucos, com a inclusão de novos elementos a cada domingo do Advento. Antônio conta que a ideia surgiu ainda na reunião de planejamento.

“Liturgicamente procuramos ir montando conforme avançamos pelo tempo do Advento”, explica. “Além disso, trabalhamos com quatro palavras-chave que remetem ao Evangelho de cada domingo e ajudam a refletir e rezar em comunidade: vigiar, esperar, exaltar e acolher”.

Um trabalho construído em comunhão

Integrante do grupo de ornamentação da Matriz, Joseane Caetano Sassi destaca que cada voluntário contribui com seus dons e habilidades para criar o presépio. Desde cortar e transportar os pinheiros até organizar materiais, montar e desmontar. Tudo é feito de forma coletiva.

“É um grupo que se completa. Tudo flui com parceria, ideias e alegria, sem medidas para alcançar o objetivo final”, comenta. A inspiração para o cenário veio do caminho percorrido por Maria e José até Belém, com elementos como pedras, plantas e a tenda que remete aos acampamentos do deserto.
Para ela, participar da montagem é motivo de alegria e espiritualidade. “É algo muito especial pela festa que comemoramos e pela comunhão e amizade do grupo. Temos um objetivo claro: rezar melhor e nos preparar para acolher o Menino Jesus”, diz.

Antônio também ressalta a emoção de ver o presépio pronto. “É sempre muito gratificante. Ver as pessoas rezando diante do presépio, registrando cada detalhe, me dá um sentimento inexplicável. Nos emociona ver as crianças brincando, os mais experientes em contemplação…São momentos fortes quando nos deixamos guiar pelo Espírito Santo. Só tenho a agradecer a todos que se dedicam para superar, ano após ano, com um dos presépios mais lindos e esperados da cidade”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.