O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi levado ao hospital após sofrer um acidente doméstico em Brasília, neste sábado (19). Embora o caso não seja grave, os médicos recomendaram que ele evite viagens longas. Por conta disso, sua viagem à Rússia, prevista para este domingo (20), foi cancelada.
De acordo com o boletim médico, Lula foi atendido no Hospital Sírio-Libanês da capital com um “ferimento corto-contuso em região occipital” – um corte na nuca. O cardiologista Roberto Kalil Filho, por precaução, aconselhou o presidente a não realizar viagens extensas.
Lula embarcaria neste domingo na Base Aérea de Brasília para participar da Cúpula do BRICS em Kazan, na Rússia, que terá início na terça-feira (22). Com o imprevisto, ele participará do evento por videoconferência. A Presidência da República informou que Lula manterá uma agenda de trabalho normal durante a semana, no Palácio do Planalto.
Segundo informações da TV Globo, o presidente precisou levar pontos no local do ferimento, mas foi liberado após o atendimento e retornou ao Palácio da Alvorada. Na manhã de domingo, Lula voltou ao hospital para exames adicionais e foi liberado novamente.
No sábado, antes do acidente, Lula participou de eventos de campanha com Guilherme Boulos (PSOL), candidato à prefeitura de São Paulo. A carreata prevista na cidade foi substituída por uma transmissão online devido às chuvas, e o presidente retornou a Brasília no início da noite.