Muitos brusquenses podem não saber, mas a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos mantém uma produção constante de tampas e grelhas para bocas de lobo, fundamentais para o bom funcionamento do sistema de drenagem urbana, que contribuem diretamente para a manutenção preventiva e corretiva das vias da cidade.
Atualmente, são utilizados cem sacos de cimento mensais na fabricação dessas tampas, que são feitas em dois tamanhos: 30×70 cm e 40×70 cm, ambos com 5 cm de espessura. Também são produzidas grelhas com medida 40×70 cm e 10 cm de espessura, utilizadas em locais de maior vazão de água. Cada peça permanece dois dias na forma até alcançar a resistência ideal para uso.
A média de produção é de 20 tampas por dia, que são rapidamente utilizadas a cada dois ou três dias, e todo o material produzido já é instalado nas ruas. Isso se deve à alta demanda por esse tipo de estrutura: semanalmente, são colocadas cerca de 40 tampas em diferentes pontos do município.
As tampas são utilizadas tanto para novas bocas de lobo quanto na manutenção das já existentes, que precisam ser substituídas com frequência devido ao desgaste natural, tráfego pesado e exposição ao tempo.
A equipe deste setor também confecciona diversos moldes de concreto, incluindo tampas de maior espessura e dimensões, adequadas para caixas de tubulação maiores e para os PVs (pontos de visita).
O responsável pelo setor, Dênis de Souza, faz questão de enfatizar o comprometimento da equipe com a qualidade e a funcionalidade das peças. “Nosso objetivo é garantir que cada peça produzida aqui atenda às necessidades específicas de cada local de instalação”, explicou Dênis.
“Trabalhamos com atenção aos detalhes, buscando sempre a durabilidade e a segurança para o sistema de drenagem da cidade”, afirmou.
Já o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho, destaca a importância desse trabalho. “A produção própria das tampas e grelhas para bocas de lobo é uma medida estratégica”, disse.
“Esse processo garante mais agilidade na manutenção das ruas, gera economia para o município e assegura que a cidade esteja preparada para o escoamento adequado da água da chuva. É um trabalho silencioso, mas essencial para o dia a dia da população”, comentou.