O Observatório Social de Brusque (OSB Brusque), que também abrange os municípios de Guabiruba e Botuverá encerra 2024 com recorde na aplicação de seus programas da área de Educação Fiscal e Cidadania. No total, foram beneficiados 17.721 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, cerca de 1,5 mil a mais do que em 2023.
Além do trabalho já tradicional nas escolas de Brusque, Guabiruba e Botuverá, e também das ações virtuais, um dos motivos dessa crescente foi a turnê estadual do programa OSMirim, que passou pelos municípios de Lages, Videira, Rio do Sul, São Bento do Sul, Joinville, Itajaí e Criciúma nos meses de agosto e setembro, e também do retorno do Programa Pequeno Cidadão.
“2024 foi um ano muito profícuo para o OSB Brusque. Ampliamos a nossa atuação na área de educação e, por conta disso, muito mais alunos tiveram a oportunidade de receberem ações voltadas para a educação fiscal e/ou cidadania.” ressalta a Consultora Pedagógica de Educação Fiscal e Cidadania, Priscila dos Santos Petermann.
Observador Social Mirim
Com o intuito de despertar a atenção dos pequenos para os poderes públicos, contribuição de impostos e direitos e deveres dos cidadãos, o Programa Observador Social Mirim passou por escolas públicas, municipais e estaduais, de Brusque, Guabiruba e Botuverá, além de escolas Sesi participantes da turnê estadual. No total foram beneficiados 2.674 alunos de 57 escolas, 117 turmas do 4° ano.
Era Uma Vez, Uma Semente Do Bem
O programa “Era Uma Vez, Uma Semente Do Bem”, que tem como objetivo transmitir ensinamentos positivos e fomentar a cidadania por meio da contação de histórias, beneficiou cerca de 6 mil estudantes de Brusque e Guabiruba na modalidade presencial (5.666 alunos de 1° ao 5° ano e 290 alunos de 3 a 6 anos da educação infantil), totalizando 94 sessões de contação de histórias. No formato virtual, a média mensal foi de 6.139 alunos do 1° ao 5° ano.
OAB vai à Escola
Desenvolvido com alunos do 1º ano do Ensino Médio, o programa “OAB vai à escola com o Observatório Social – Um bate-papo cidadão”, é realizado em parceria entre as duas organizações. Neste ano, o programa beneficiou 07 escolas públicas de Brusque totalizando 474 alunos.
Programa Pequeno Cidadão
Outra novidade do ano foi o retorno do Programa Pequeno Cidadão, realizado com alunos da Educação Infantil (entre 5 e 6 anos de idade), que aborda noções sobre a importância social dos tributos – como é feita a arrecadação dos mesmos e para onde vai este recurso – e também sobre a importância do respeito ao patrimônio público.
Foram atendidas escolas públicas e particulares de Brusque, Guabiruba e Botuverá totalizando 62 escolas, 135 turmas e 2.478 alunos do Pré II da Educação Infantil.
Segundo a consultora Priscila dos Santos Petermann, os resultados de 2024 refletem o esforço coletivo e a dedicação de toda a equipe.
“Cada etapa, desde a definição estratégica pela diretoria, renovação e vinda de novos apoios financeiros, inscrição dos programas em editais, organização dos cronogramas e prestação de contas, até a entrega direta nas escolas, é marcada por um cuidado excepcional. Essa sinergia e comprometimento de todos são os pilares que sustentam o impacto positivo de nossas ações”, afirma.
Para o presidente Evandro Carlos Gevaerd, os programas de educação fiscal e cidadania do OSB Brusque contribuem muito para a formação dessas crianças e jovens.
“Essas iniciativas vão além de ensinar sobre impostos ou responsabilidades cívicas; elas ajudam a moldar cidadãos conscientes e participativos, que entendem seu papel na sociedade e a importância de colaborar para uma gestão pública eficiente e responsável. É gratificante ver o impacto que nossos programas têm nas escolas e como conseguimos ampliar esse alcance em 2024, beneficiando tantos estudantes e plantando sementes para um futuro melhor.”