A Câmara de Vereadores de Brusque aprovou nesta terça-feira (21) o projeto de lei que institui o “Dia Municipal do Protetor Animal” e o “Dia Municipal dos Animais de Rua”, a serem celebrados anualmente em 4 de abril. A proposta é de autoria do vereador Caca Tavares e tem como objetivo valorizar o trabalho dos voluntários da causa animal e promover ações de conscientização sobre o abandono e o bem-estar dos animais de rua.
Reconhecimento e conscientização
Ao defender o projeto, o vereador destacou a importância da medida como forma de valorização e respeito ao trabalho dos protetores, que atuam de forma voluntária e muitas vezes enfrentam dificuldades financeiras e falta de apoio.
“Hoje tivemos então, em primeira votação, um dia para valorizar essas pessoas, esses protetores animais que fazem um trabalho fundamental. Um trabalho muitas vezes anônimo, tiram o dinheiro do próprio bolso, doam o seu tempo e muitas vezes são mal interpretados”, declarou Caca.
O vereador também comentou o julgamento que ainda existe sobre a causa animal:
“Quem nunca escutou aquela frase: ‘por que estão preocupados com o animal? Vamos nos preocupar com criança’? […] Mas quando tu te preocupas com os animais abandonados, estás te preocupando com as crianças também, com a população, com os mais velhos, porque animal na rua é um problema de saúde pública.”
Projeto quer estimular ações e políticas públicas
De acordo com o texto aprovado, a data passa a integrar o Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município, permitindo a realização de atividades por instituições públicas, privadas, entidades da causa animal ou qualquer cidadão interessado.
Além disso, a lei autoriza o Poder Executivo a firmar parcerias com organizações da sociedade civil para promover eventos, ações educativas e iniciativas que incentivem a adoção responsável, o respeito ao trabalho dos protetores e a promoção da saúde pública.
“Essa lei não vai alterar magnificamente a causa, tem muita coisa para ser feita em Brusque. […] Mas serve para conscientizar as pessoas que tem gente que faz um trabalho voluntário, um trabalho sensacional. […] O papel do Legislativo é valorizar também as boas ações, as boas coisas. Chega de só falar sobre tragédia.”
Discurso contundente contra o abandono
Durante seu pronunciamento na tribuna, o vereador Caca Tavares foi enfático ao condenar o abandono de animais e desabafou:
“Se pudesse, eu faria um projeto de lei no mundo perfeito: pessoa que fosse pega abandonando animal, ela seria castrada para não se reproduzir. Porque idiotas produzem idiotas. Essa é a minha opinião. Quem não gostou, talvez é porque já abandonou o animal.”
O projeto foi aprovado em primeira votação e ainda deve passar por nova análise antes de ser sancionado e entrar em vigor oficialmente.