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Projeto educacional de Brusque sobre saberes indígenas conquista destaque nacional

Experiência leva Brusque ao cenário nacional da educação inovadora

Fonte: Imagem: Divulgação

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Alunos do 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Prefeito Alexandre Merico têm se destacado com a união de tecnologia e saberes tradicionais, como o cultivo do aipim e ervas medicinais, no projeto intitulado “Cultivar para regenerar”.

O trabalho educacional é um dos 10 finalistas nacionais do Prêmio Liga STEAM 2025, premiação nacional que reconhece projetos inovadores de educadores de escolas públicas, baseada na abordagem educacional STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), com foco em transformação social.

O ponto de partida foi a investigação de práticas sustentáveis no cultivo do aipim, valorizando os conhecimentos dos povos indígenas e sua relação com o cuidado da terra.

As crianças vivenciaram uma imersão em uma aldeia indígena, participaram de encontros com representantes do Horto Municipal, da Fundema e da comunidade, e ainda visitaram o Engenho, onde acompanharam o processo completo de produção da farinha, da plantação à finalização.

A partir dessas experiências, os estudantes realizaram o plantio de aipim, ervas medicinais e hortaliças na horta escolar, aplicando técnicas de cultivo regenerativo, abordagem agrícola que visa restaurar e melhorar a saúde do solo e dos ecossistemas.

Paralelamente, investigaram fenômenos atmosféricos por meio da estação meteorológica escolar, analisando dados sobre o microclima local e compreendendo sua influência no desenvolvimento das plantas.

De acordo com a idealizadora do projeto, a experiência foi profundamente enriquecedora por estimular o protagonismo dos alunos e a integração entre diferentes áreas do conhecimento.

“Desenvolver essa ação foi uma vivência transformadora. Os alunos se envolveram em cada etapa, desde o estudo sobre as práticas indígenas até a aplicação das técnicas de cultivo regenerativo”, destacou a professora Lucimar Rocha Gazaniga da Costa.

“Ser um dos 10 finalistas é um reconhecimento não apenas do projeto, mas também de uma trajetória de mais de 20 anos dedicados à educação na rede municipal de Brusque”, concluiu.

Essa integração entre ciência, tecnologia e saberes tradicionais permitiu ampliar a compreensão sobre a relação entre cultura, clima e sustentabilidade.

Como resultado, a turma desenvolveu um sistema de irrigação sustentável para o período de recesso escolar, e pesquisou novas formas de aproveitamento do aipim, desde receitas para a merenda até a produção experimental de bioplástico, uma alternativa sustentável e inovadora para o meio ambiente.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

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