Nesta segunda-feira (1º) alunos de escolas municipais iniciaram mais uma atividade de educação ambiental ligada ao Projeto Sairinhas em Foco. O SAMAE, através da Comissão Gestora do Meio Ambiente (Cogemas) marcou presença, desta vez, as atividades foram realizadas na Chacará Edith.
O Cogemas apresentou para os alunos a mini Estação de Tratamento de Água, que demonstra como o tratamento de água é realizado em Brusque.
A bióloga e educadora ambiental da Fundema, Stéphanie Stendorf Valentim, destaca a importância de ações como essas. “Quando a gente trabalha essas temáticas ambientais, elas que vão levar essa informação para seus pais, para a comunidade, conscientizando e informando a respeito de diversas ações que são realizadas.
Mata Atlântica em Brusque
A Chácara Edith, localizada no centro de Brusque, é considerada uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) e preserva cerca de 500 hectares de Mata Atlântica. O espaço pertence às famílias Hoffman e Morelli e é mantido com o propósito de conservação ambiental. Além da proteção da biodiversidade, a área é aberta para parcerias em projetos de educação ambiental, pesquisa científica e visitas guiadas.
Segundo o biólogo Felipe Moreli Fantacini, neto dos proprietários, a reserva corresponde a aproximadamente 5 milhões de metros quadrados, abrigando mais de 1 milhão de árvores de mais de 100 espécies diferentes. “Entre elas, destacam-se espécies nativas e simbólicas de Brusque, como a canela preta, a canela sassafrás, o cedro rosa – que é o símbolo da cidade e a brisa brusquense, uma bromélia considerada patrimônio natural local”.
A fauna também é um dos grandes destaques da Chácara Edith, que já teve catalogadas mais de 300 espécies de animais, sendo pelo menos 250 espécies de aves. “Mamíferos como capivaras, macacos bugios, gatos-do-mato pequenos, tamanduás-mirins e cachorros-do-mato estão entre os habitantes da reserva, além de aves ameaçadas de extinção, como a araponga, o gavião-pombo-pequeno e a saíra militar, esta última, símbolo da cidade de Brusque”, finaliza Felipe.
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque