Na manhã deste sábado, 27 de setembro, o Passeio Beira Rio foi palco de um momento especial de música e cultura. A Orquestra da Escola de Música do Centro Empresarial, Social e Cultural de Brusque (Cescb) apresentou um repertório variado, que surpreendeu o público que passeava pelo local.
A coordenadora geral da Escola de Música do Cescb, Jaqueline da Silva, destaca que a apresentação no Passeio Beira Rio cumpre um dos propósitos do projeto: aproximar a arte das pessoas.
“Esse movimento que o Passeio Beira Rio está promovendo é muito importante. Levar música e a orquestra a espaços abertos contribui para alcançar novos públicos, pessoas que muitas vezes não estão acostumadas a frequentar os concertos no teatro, e tem o contato com a orquestra em seu momento de lazer”,
Atualmente, a escola atende cerca de 35 alunos com aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo, além de teoria musical e prática de conjunto.
Professor de violoncelo, o uruguaio Victor Hugo Ruiz Reggiardo ressalta que a iniciativa de promover uma apresentação da orquestra em um ambiente aberto ao público promove a valorização dos músicos.
“É muito importante que esses músicos, que são de Brusque, possam se apresentar na própria cidade. Isso mostra o quanto a música está crescendo aqui. O repertório foi pensado para ser acessível a todos, com músicas eruditas e também populares, como de artistas como Katy Perry”. “Estou muito feliz em poder apresentar esse trabalho para a população, em uma iniciativa que engaja toda a comunidade”, completou.
Para a Territoreo Empreendimentos, responsável pelo Passeio Beira Rio, a parceria com a escola evidencia o potencial do espaço. “Foi surpreendente. Tivemos bastante público e a aceitação foi muito boa. Não é comum em Brusque vermos uma orquestra tocando ao ar livre e acredito que iniciativas como essa tornam o espaço ainda mais bacana de ser usado”, avaliou João Macedo, CEO da Territoreo. “Nosso objetivo é trazer experiências que façam sentido para a sociedade: cultura, gastronomia, música. Esse é o espírito do Passeio Beira Rio”.
O projeto da Escola de Música é aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e depende de patrocinadores. “Empresas e pessoas físicas que quiserem apoiar podem buscar informações no nosso Instagram @cescb_orquestra”, reforçou Jaqueline.