Com o encerramento do Carnaval nesta quarta-feira de cinzas, tem início o período da Quaresma para os cristãos, marcando uma fase de penitência e preparação espiritual para a Páscoa. A Quaresma tem sua origem nos primeiros séculos do Cristianismo e está ligada aos 40 dias em que Jesus Cristo esteve no deserto. O período previsto pela Igreja Católica começa na quarta-feira de cinzas e se estende até a Quinta-feira Santa, um momento sagrado para os cristãos.
Em 2025, a Quaresma se estende até o dia 17 de abril, antes da celebração da Quinta-feira Santa. Após esse dia, inicia-se o tríduo pascal, que inclui a Sexta-feira Santa, o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa.
Esse é um tempo de reflexão e preparação, marcado por rituais religiosos e ações solidárias, com a comunidade cristã buscando renovar sua fé e compromisso com o meio ambiente e o próximo.
Pode Comer Carne na Quaresma?
Neste primeiro dia, é costume que seja feito jejum e abstinência de carne. A Quaresma é praticada por católicos e também devotos da Igreja Ortodoxa, anglicanos e luteranos. Além disso, devido ao sincretismo religioso, também possui representações em algumas religiões de matriz africana.
Qual é o significado de Quaresma?
A origem da palavra vem do termo “quadragésima dies”, que em latim significa quadragésimo dia. O motivo desse período ter sido estabelecido é desconhecido, mas há quem acredita que teve origem em acontecimentos que, segundo a tradição bíblica, também duraram 40 dias, como o jejum de Jesus Cristo no deserto, antes de seu ministério; o dilúvio da Arca de Noé; Moisés no Monte Sinai; e a peregrinação do povo de Israel no deserto.
Jejum na Quaresma
Por ser um período de preparação, a Quaresma é propícia, principalmente na tradição católica, para a realização de jejuns, caridade e oração. Os cristãos se dedicam à reflexão e à conversão espiritual.
O que significa a Cor Roxa na Quaresma?
Neste período, os ministros da Igreja usam vestimentas roxas, cor que simboliza tristeza e dor. É costume a realização de missas onde os testas dos fiéis são marcadas por cinzas, ficando assim até o anoitecer. O simbolismo faz parte de uma tradição demonstrada na Bíblia, onde as pessoas jogavam cinzas nas próprias cabeças como símbolo de arrependimento perante Deus.

A História da Quaresma
A Quaresma surgiu por volta do ano 350. Cerca de 200 anos depois do nascimento de Jesus, os cristãos começaram a preparar a comemoração da Páscoa, que tinha duração de três dias de oração, meditação e jejum. Depois, a Igreja aumentou o tempo de preparação para 40 dias.
Lema de 2025: Peregrinos da Esperança
O Papa Francisco, em sua mensagem para a Quaresma de 2025, escolheu o lema “Peregrinos da Esperança”, incentivando os fiéis a refletirem sobre a fé, o arrependimento e a renovação espiritual, além de se prepararem para a celebração da Páscoa.

A Missa da Quarta-feira de Cinzas
Um dos momentos mais significativos da quarta-feira de cinzas é a missa, onde os fiéis são benzidos com cinzas provenientes de ramos queimados no Domingo de Ramos do ano anterior. O padre traça uma cruz de cinzas na testa dos fiéis, enquanto recita as palavras “Convertei-vos e crede no Evangelho”, sinalizando o início do tempo de penitência.
A Campanha da Fraternidade
Além disso, a quarta-feira de cinzas marca o início da Campanha da Fraternidade, promovida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em 2025, a campanha abordará o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e o lema bíblico extraído de Gênesis 1, 31: “Deus viu que tudo era muito bom”. O ponto alto da campanha será a Coleta da Solidariedade, no Domingo de Ramos, dia 13 de abril, cujo objetivo é arrecadar recursos para projetos sociais em todo o Brasil.

O Papa e a Crise Ecológica
O Papa Francisco deixou uma mensagem de apoio à Campanha da Fraternidade, ressaltando a importância de uma mudança de atitude em relação ao meio ambiente, diante da atual “crise ecológica”. Ele também elogiou o tema deste ano, que se alinha com a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém, no Pará, em novembro. Para o Papa, a realização da COP30 no coração da Amazônia simboliza um compromisso global para a preservação ambiental e a superação da crise climática.
Quarta-feira de Cinzas: Funcionamento de Estabelecimentos
Por fim, é importante destacar que a Quarta-feira de Cinzas não é um feriado oficial, mas muitos estabelecimentos comerciais não funcionam, apesar de haver autorização para abertura. Algumas repartições públicas e agências bancárias têm funcionamento restrito, iniciando as atividades a partir do meio dia. Dependendo da localidade, pode ser ponto facultativo até as 14h.
A Quarta-Feira de Cinzas marca, além do fim da folia de carnaval, também o início do período de Quaresma no calendário tradicional cristão. Na religião, os próximos 40 dias — até o Domingo de Ramos — são consideradas uma preparação para a Páscoa, principais celebrações do cristianismo em memória à ressurreição de Jesus Cristo, que, em 2025, acontece no dia 20 de abril.