Publicidade

Quarta-feira de Cinzas terá cinco missas na igreja Matriz São Luís Gonzaga

Acesse e confira a programação da Paróquia

Fonte: Imagem: Pascom/Paróquia

Publicidade

A Quarta-feira de Cinzas, celebrada em 18 de fevereiro, será marcada por cinco missas na igreja Matriz São Luís Gonzaga: às 7h, 9h, 17h, 19h e 22h. A celebração dá início ao tempo da Quaresma, um período de conversão e silêncio, de oração mais intensa, de jejum e da prática da caridade. 

“Não se trata apenas de um rito exterior, mas de um chamado profundo à mudança de vida e ao retorno sincero a Deus. Ao recebermos as cinzas sobre a cabeça, ouvimos palavras fortes e cheias de significado: “Convertei-vos e crede no Evangelho” ou “Lembra-te que és pó e ao pó voltarás”. As cinzas recordam a fragilidade da vida humana, a necessidade da humildade e a urgência de colocar Deus no centro da nossa existência. É um gesto simples, mas profundamente espiritual, que nos convida a rever nossas atitudes, escolhas e prioridades”, explica o pároco, padre Hélio Feuser.

Segundo ele, a Quarta-feira de Cinzas também é o momento de assumir compromissos concretos de vida durante a Quaresma. “Intensificar a oração pessoal e comunitária, praticar o jejum que educa o coração e fortalece o espírito, e exercitar a caridade, especialmente com os mais pobres e sofridos. É tempo de reconciliação, de perdão, de recomeço”, afirma.

Campanha da Fraternidade

A Quarta-feira de Cinzas também representa um momento especial de início da Campanha da Fraternidade 2026, promovida pela Igreja no Brasil em sintonia com as comunidades católicas em todo o país. A campanha anual é um convite à conversão pastoral e social: ela inspira o fiel a viver a fé de forma mais autêntica, comprometendo-nos com a dignidade da pessoa humana e com a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. 

“O tema da Campanha da Fraternidade 2026 é “Fraternidade e Moradia”, chamando nossa atenção para o direito fundamental a uma casa digna para todas as famílias. O lema escolhido é “Ele veio morar entre nós” (João 1,14), que ilumina a reflexão da campanha a partir do mistério da Encarnação: Deus em Jesus Cristo não permanece distante, mas se aproxima de nós, especialmente dos que vivem em condições de vulnerabilidade”, ensina o pároco.

De acordo com padre Hélio, a Campanha da Fraternidade é um convite às pessoas para uma vida com mais solidariedade e compromisso social, levando a fé para além dos muros das igrejas, traduzida em gestos concretos no mundo, em favor dos mais necessitados. “Que este dia e todo o tempo quaresmal sejam verdadeiros momentos de encontro com Deus e de compromisso renovado com nossos irmãos e irmãs”, expressa.

Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.