Na manhã desta segunda-feira, 26 de maio, por volta das 11h35min, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a uma ocorrência no bairro Cordeiros, em Itajaí, envolvendo a queda de uma máquina de grande porte, uma perfuratriz. A situação gerou preocupação, pois o equipamento atingiu três residências localizadas na Rua Arnaldo Emílio Dalçóquio, causando danos significativos, mas felizmente sem vítimas.
O acidente
A perfuratriz, com torre de aproximadamente 40 metros de altura, estava realizando um trabalho de fundação profunda no terreno localizado na Av. Mário Uriarte. Quando a máquina se deslocou lateralmente em direção à Rua Arnaldo Emílio Dalçóquio, ela acabou atingindo três casas. A primeira residência afetada com 96m², onde moravam três pessoas. A segunda e terceira casas atingidas com aproximadamente 84m² e a outra de 60m². Nelas, estavam quatro pessoas no momento do acidente.
Além das residências, a queda da máquina danificou também a rede elétrica da CELESC, uma calçada e um automóvel modelo CELTA, que estava estacionado na via.
Ação do Corpo de Bombeiros
Imediatamente após o acionamento, as viaturas do 7º Batalhão de Bombeiros Militar de Itajaí, se dirigiram ao local. Ao chegar, as guarnições avaliaram a situação e confirmaram que não havia vítimas nas residências atingidas.
Após a análise das equipes de resgate, o local ficou sob responsabilidade da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, que ficou encarregada de coordenar as ações de remoção do equipamento pesado e realizar o acolhimento das famílias afetadas.
Além dos danos causados às casas e ao automóvel, a rede elétrica da CELESC foi danificada, o que interrompeu temporariamente o fornecimento de energia na região. A Defesa Civil trabalhou para resolver a situação e garantir o retorno da normalidade na área afetada.