Essa versão é a prova de que dá para transformar as sobras do churrasco em um prato delicioso e cheio de sabor! Com aquele arroz bem temperado, misturado com as carnes, você cria uma refeição irresistível e com gostinho de fim de semana prolongado.
Ingredientes
1 xícara (chá) de sobras de carnes do churrasco picadas em cubos
1 xícara (chá) de arroz
½ cebola
2 dentes de alho
1 tomate
2 colheres (sopa) de azeite
1 folha de louro
5 ramos de salsinha
3 talos de cebolinha
½ colher (chá) de sal
pimenta-do-reino a gosto
folhas de salsinha a gosto para servir
Modo de preparo:
Corte as carnes em cubos. Você pode fazer diferentes combinações com o que tiver sobrado o churrasco.
Numa chaleira, leve um pouco mais de 2 xícaras (chá) de água ao fogo baixo para ferver.
Leve uma panela média ao fogo médio para aquecer. Regue com 1 colher (sopa) de azeite, acrescente a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 4 minutos, até começar a dourar.
Adicione o tomate, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos até murchar levemente – não é preciso desmanchar. Junte as carnes picadas, o alho e o louro, tempere com pimenta a gosto e mexa por 2 minutos para as carnes aquecerem e absorverem o sabor do refogado.
Regue com 1 colher (sopa) de azeite, adicione o arroz e mexa bem para envolver todos os grãos com o azeite por 1 minuto – isso ajuda a deixar o arroz soltinho depois de cozido.
Meça 2 xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com ½ colher (chá) de sal, misture bem e não mexa mais.
Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, abaixe o fogo e tampe parcialmente a panela. Deixe cozinhar até que o arroz absorva toda a água.
Desligue o fogo e mantenha a panela tampada por 5 minutos antes de servir para que os grãos terminem de cozinhar no próprio vapor. Em seguida, solte os grãos com um garfo e misture a salsa e cebolinha picadas. Sirva!
Se fizer esta receita, não esqueça de postar em seus storys no Instagram e marcar a @araguaiabq!