Publicidade

Recém-aposentada, Cadela Zaara e tutor são recebidos pelo prefeito André Vechi

Cão da raça labrador se despediu recentemente das operações de busca e resgate

Fonte: Divulgação/Secom Brusque

Publicidade

Uma visita muito especial agitou os corredores da Prefeitura de Brusque na manhã desta terça-feira (15). A cadela Zaara, da raça labrador, foi recebida pelo prefeito André Vechi, na ocasião de sua aposentadoria, após nove anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Prestes a completar 10 anos de vida, Zaara atingiu a idade limite para cães de trabalho. Seu cinotécnico, o sargento Carlos Alexandre de Souza, optou por antecipar em alguns meses a aposentadoria do animal para preservar sua saúde e assegurar o seu merecido descanso.

Zaara começou sua carreira ainda aos três meses, quando foi doada ao sargento de Souza. Foram dois anos e meio de preparação, até conquistar sua primeira certificação em 2018, após uma prova em Três Barras (SC). Desde então, acumulou certificações regionais, nacionais e internacionais pela IRO (Organização Internacional de Cães de Resgate).

Depois de quase 10 anos de serviços prestados dentro e fora de Santa Catarina, Zaara tem em seu currículo participações muito importantes em diversas operações, como: o desastre de Brumadinho, Minas Gerais; as chuvas em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro; as enchentes em Pernambuco; três missões no Rio Grande do Sul, durante as históricas cheias no estado; além do ciclone bomba em Presidente Getúlio e Rodeio, em terras catarinenses.

A cadela Zaara é o primeiro cão de busca e resgate da 3ª Companhia de Bombeiros Militar em Brusque, que abriu o caminho para outros da mesma linhagem: seus irmãos Chewbacca, Barney e Bravo também se tornaram cães de busca em diferentes cidades de Santa Catarina. Todos são filhotes de Ice, primeiro cão salva-vidas do estado, que se aposentou em 2018.

Além de todos estes feitos, Zaara ainda fez história ao se tornar o primeiro cão de resgate da segurança pública autorizado a viajar em voos comerciais com seu condutor, em serviço, abrindo precedentes para outros cães de trabalho em todo o país.

A vida de Zaara agora segue fora dos serviços. Ela seguirá contribuindo em projetos sociais e na Terapia Assistida por Animais, junto ao sargento de Souza. “Na verdade, a aposentadoria que a gente fala é o afastamento da cadela de resgate Zaara das atividades operacionais de busca e resgate que ela veio desempenhando até esse momento. A partir de agora, a Zaara continua prestando serviço para a instituição na parte de cinoterapia”, explicou o sargento de Souza.

Ao contrário do que muitos pensam, Zaara permanecerá sob os cuidados de seu condutor e companheiro de vida. “Desde seus primeiros dias de vida, quando eles vêm e são entregues para iniciar o trabalho de adestramento, eles já iniciam a sua vida morando na família junto com o seu condutor. E terminam dessa mesma maneira, encerrando a sua vida até o seu último suspiro junto com a família do condutor que iniciou e trabalhou durante toda essa trajetória com o cão de resgate”, explicou de Souza.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.