Publicidade

Recital de poesias do Colégio São Luiz homenageia poetisa Célia Zen

Livro Presente, da escritora de Brusque falecida há 25 anos, foi objeto de estudo dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental

Fonte: Ideia Comunicação

Publicidade

A emoção tomou conta do Recital de Poesias realizado pelos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental do Colégio São Luiz, na noite desta quinta-feira, 11 de julho. Neste ano, o tradicional evento prestou uma homenagem à escritora brusquense Célia Zen.
Nas últimas semanas, os alunos das três turmas estudaram o livro Presente, de autoria de Célia, falecida há 25 anos, e fecharam a atividade com a apresentação de algumas poesias que fazem parte da obra da autora. Na plateia, familiares dos pequenos poetas assistiram orgulhosos ao recital, que contou ainda com a presença de familiares de Célia, entre eles, a mãe, dona Evelina Zen, a filha, Roberta, e o marido, Roberto.
A coordenadora do Ensino Fundamental 1 do Colégio São Luiz, Kátia Meri Fantini Coelho, explica que o recital de poesias acontece há vários anos na instituição, mas esta foi a primeira vez que os alunos estudaram sobre uma autora local. “Neste projeto, sempre eram trabalhadas poesias de autores nacionais, mas desta vez, escolhemos alguém próximo a nós. Em uma conversa com o padre Silvano, descobrimos que tínhamos uma poetisa aqui da nossa terra, a Célia Zen, e estudamos com os alunos o livro Presente”.
Meryzeth Habitzreuter Visconti, professora que coordenou o projeto ao lado de Juçara Schumacher e Linara Krieger, destaca que as crianças aprenderam sobre os vários tipos de poesia e ficaram interessadas em saber um pouco mais sobre a escritora brusquense, que morreu em 1999. “A Roberta, que é filha da Célia, veio conversar com as crianças, falou sobre a paixão que a mãe dela tinha pela escrita, pelas palavras, e as crianças adoraram. Foi algo bem diferente para eles vivenciarem de perto e conhecerem a história de uma pessoa que escreveu um livro de poesias e era da cidade”.
Cada turma ficou responsável por recitar um poema de autoria de Célia e, ao final, todos os alunos se reuniram para declamar a poesia Presente, que dá nome ao livro. Também ocorreu a apresentação de poemas em forma de música, relacionados com os temas das poesias de Célia e, ainda, poesias autorais dos alunos sobre união, valor trabalhado pelos segundos anos, dentro do projeto Coração Aberto e Solidário.
“Nossas crianças, brilhantemente, fizeram a declamação de poesias tentando interpretar, da melhor forma possível, o que Célia refletia. A poesia são as palavras da alma que ecoam nas nossas mãos, na escrita, e percebemos que não foi diferente na vida de Célia. Foi uma noite abençoada, de saudade e de alegria por ver o quanto nossos alunos tão bem fizeram esse recital de poesias”, destaca o diretor do Colégio São Luiz, padre Silvano João da Costa.

Um presente para a família
Aos 89 anos, dona Evelina Zen acompanhou emocionada o recital em homenagem à filha. Sentada na primeira fila, por muitos momentos não conseguiu conter as lágrimas ao ver as palavras escritas por Célia ganharem vida na voz das crianças. Ao fim do recital, dona Evelina fez questão de agradecer a homenagem e falou sobre as qualidades da filha. Após o discurso forte e emocionado, foi aplaudida de pé. “Depois de todos esses anos, jamais imaginei uma coisa maravilhosa dessa. Meu coração saltou de emoção quando entrei aqui e vi a foto da Célia no cartaz. A saudade bateu fundo no meu coração, muito obrigada a todos vocês”.
Quem também acompanhou o recital foi a filha de Célia, Roberta Zen. “Foi uma homenagem muito linda e um orgulho muito grande. É uma forma dela estar aqui também, mesmo depois de tantos anos”.
Roberta conta que a mãe sempre estudou muito, gostava de ler e, desde a adolescência, usava a escrita para expressar seus sentimentos. “Ela deixou muitas poesias escritas na fase adolescente e depois de um tempo foi escrevendo para os filhos, para a família. Deixou uma caixa guardada com todas essas poesias”.
A filha ressalta que a ideia de reunir algumas poesias em um livro surgiu durante a doença. Célia acompanhou todo o processo de produção do livro, mas não conseguiu ver sua obra publicada. “Foi um jeito de ocupar a cabeça com uma coisa que ela gostava durante aquele momento difícil. Ela chegou a ver o esboço do livro, participou de todo o processo, mas não da publicação. Foi um presente para nós e é muito gostoso reviver esses sentimentos, o olhar dela, o jeito que ela escrevia. A principal poesia do livro chama Presente e diz que ‘presente você dá, presente você recebe, presente você está e às vezes nem percebe’. Às vezes, estamos presente na vida das pessoas em pequenas coisas, em lembranças, e este momento é um deles”.
Cada aluno recebeu um exemplar do livro Presente e, ao final do evento, dona Evelina, Roberta e Roberto, marido de Célia, realizaram uma sessão de autógrafos para os pequenos.

Sobre Célia Zen
Filha de Hylário e Evelina Zen, Célia nasceu em 8 de novembro de 1955, em São Paulo. Veio morar em Brusque após a empresa da família, a Zen SA, se transferir para a cidade. Como estudante do terceirão do Colégio São Luiz, conheceu Roberto, com quem mais tarde se casou e teve dois filhos: Roberta e Daniel. Formada em Economia pela Furb, Célia trabalhou como gestora financeira na Zen SA. Aos 12 anos, começou a escrever poesias em seu diário. Após adoecer, passou a ficar mais em casa e ocupava seu tempo lendo e escrevendo. O marido, Roberto, idealizou o livro com suas poesias. O projeto foi criado nos três anos de sua vida. Em 2024, completou 25 anos de sua morte.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.