A Paróquia São Luís Gonzaga, em Brusque, viveu um fim de semana intenso de espiritualidade e devoção com a presença do frei Carlos Acácio, ex-reitor do Santuário do Despojamento, em Assis, na Itália, local onde está o corpo de São Carlo Acutis. A visita integrou a programação do Dia Nacional da Juventude (DNJ), celebrado neste domingo, 26 de outubro, e marcou a primeira vinda das relíquias peregrinas do santo ao Sul do país.
As relíquias trazidas pelo frei a Brusque incluíram um fio de cabelo de São Carlo Acutis (primeiro grau), uma pétala que não se decompõe, retirada do túmulo de Carlo, e a camiseta que já foi usada pelo jovem santo (segundo grau). A presença desses objetos sagrados emocionou os fiéis, especialmente os jovens, que encontram em Carlo um exemplo de santidade vivida no cotidiano.
“Foram três dias realmente abençoados”, destaca o vigário da paróquia, padre Rodrigo Tascheck. “Na sexta-feira, acolhemos o frei Carlos Acácio e demos início à programação do DNJ, com a missa em ação de graças pelo Retiro São Carlo Acutis, que reuniu 130 jovens e mobilizou mais de 200 pessoas ao todo. Foi uma celebração muito bonita e marcada pela presença das relíquias”.
No sábado, frei Carlos participou do encontro Profecia do Avivamento, realizado no pavilhão da Fenarreco, onde conduziu momentos de oração e levou novamente as relíquias. O religioso também teve a oportunidade de se encontrar com jovens vocacionados de Brusque e Guabiruba, que se preparam para o ingresso no seminário.
O domingo, data oficial do DNJ, foi dedicado à juventude. O frei participou do “Papo de Sacristia”, edição especial do evento que reuniu jovens da forania de Brusque em um momento de partilha, perguntas e adoração. “Foi a primeira vez que realizamos o Papo de Sacristia após a canonização do Carlo. O frei conversou com os jovens, contou histórias, respondeu dúvidas e nos convidou a percorrer essa ‘autoestrada para o Céu’, como o próprio Carlo costumava dizer”, ressalta padre Rodrigo.
Devoção especial
O fim de semana encerrou com a missa às 19h, que lotou a igreja Matriz. Para padre Rodrigo, a visita reforçou a ligação especial da comunidade brusquense com o santo. “Nossa paróquia já é marcada pela devoção a São Carlo Acutis, que chegou aqui em 2021, logo após sua beatificação. Ser a primeira comunidade do Sul a acolher essas relíquias mostra que não fomos nós que escolhemos Carlo, mas ele quem escolheu nossa cidade”.
Encantado com a receptividade dos fiéis, frei Carlos Acácio afirmou que Brusque entrou em seu coração. “Foi incrível o que vivi aqui. Vi uma paróquia muito viva, Carlo sendo muito amado e seguido. Não é apenas uma devoção, é uma admiração que transforma o coração. Participei de missas cheias, momentos de adoração e de encontro com a juventude. Tudo isso me encheu de alegria”, disse o frei.
O religioso também recordou que recebeu as relíquias que estão peregrinando pelo Brasil diretamente dos pais de Carlo, em Assis. “Quando era reitor do Santuário do Despojamento, pedi uma recordação e recebi deles um fragmento da pele, fios de cabelo e a camiseta usada por Carlo. Nela está escrita a palavra ‘Original’ que inspira nossa peregrinação. Carlo sempre dizia ‘todos nascemos originais, mas muitos morrem como fotocópias’. Por isso, o tema da nossa jornada é ‘seja original, vista essa camisa’, um chamado à santidade autêntica”.
Após a passagem por Brusque, frei Carlos segue com as relíquias para o Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, onde participa de programas na TV Aparecida e, posteriormente, na Canção Nova, antes de retornar à Amazônia, onde vive atualmente, na região do Alto Solimões.
“Precisamos continuar com esse desejo de Deus e do Céu. Seguindo os passos de Carlo, que nos ensina a adorar Jesus na Eucaristia, servir aos pobres e evangelizar em todas as oportunidades, inclusive nas redes sociais, como ele fez”.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Ideia Comunicação















