Publicidade

Restaurantes locais estreiam na Fenarreco e fazem história na festa mais tradicional de Brusque

Em parceria com o Sebrae, Núcleo de Gastronomia da ACIBr leva à praça de alimentação pratos típicos criados especialmente para o evento

Fonte: Bárbara Sales/Ideia Comunicação

Publicidade

A 38ª Festa Nacional do Marreco (Fenarreco) iniciou na quinta-feira, 9 de outubro, com uma grande novidade: toda a praça de alimentação do evento é formada por restaurantes e cervejarias locais, integrantes do Núcleo de Gastronomia da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr).
Ao todo, 14 estabelecimentos integram a praça de alimentação, com um cardápio variado e opções típicas, criadas especialmente para a festa, com o auxílio do chef Willian Aimar, do Sebrae.

Nos últimos meses, os restaurantes nucleados da ACIBr passaram por uma capacitação com o chef consultor do Sebrae, para se preparar da melhor forma para a maior festa típica de Brusque. “O Sebrae vem nos apoiando nessa logística há muitos meses. Em janeiro iniciamos as conversas com a prefeitura e, desde então, fechamos parceria com eles. Sabemos que não basta só saber cozinhar e querer fazer, tem toda a questão do preparo e organização, e o Sebrae vem nos apoiando nisso”, destaca a coordenadora do Núcleo de Gastronomia da ACIBr, Indjanara Costa Hochsprung.
De acordo com ela, o objetivo do Núcleo é levar para a praça de alimentação da Fenarreco, restaurantes locais atendendo com agilidade e qualidade. “O chef Willian esteve presente conosco durante esses meses, ajudando a elaborar os cardápios, a criar os pratos típicos, toda a parte de check-list, de logística, de como nos prepararmos para o evento para poder entregar os pratos entre 5 a 10 minutos”, explica.

Pratos típicos aprovados

Grande parte dos estabelecimentos presentes na Fenarreco já participam das edições do Temperô na Praça, evento de sucesso realizado pelo Núcleo. Na última edição, em setembro, os pratos típicos criados com a ajuda do chef do Sebrae fizeram parte do cardápio e foram aprovados pelo público, o que contribuiu para a organização dos estabelecimentos para a festa.
“Sabemos que a Fenarreco é um evento com uma proporção muito maior. Mas esse teste que fizemos com os pratos típicos no último Temperô na Praça foi muito importante, porque já conseguimos mensurar o tempo que levamos para preparar os pratos, como temos que produzir, além de termos uma ideia da demanda também, já que no Temperô, os pratos mais vendidos de cada estabelecimentos foram os típicos. Então, isso nos ajudou muito na preparação para a festa”, avalia Indjanara.

Na Fenarreco, cada restaurante tem um prato ‘estrela’, criado a partir de ingredientes da culinária germânica. “Estamos com esses pratos desenvolvidos há três meses. Nos dedicamos muito para entregar o melhor. Tentamos usar produtos locais para valorizar nossa região e é difícil trabalhar com elementos germânicos, porque não queríamos usar todos os mesmos ingredientes. Então são pratos bem diferentes, estão todos muito legais e vale a pena vir para a festa experimentar cada um deles”, completa.
O público poderá provar o Hambúrguer Schnitzel (Upper Burger); o Churrasco de Igreja (Tenda do Fogo by Upper); o Bolinho de Aipim com Linguiça Blumenau (Casa do Torresmo by JCA); o Best Wurst, sanduíche de linguiça de marreco (Best Burger & Co.); a Estrela, baguete recheada com salsichas, chucrute e crocante de linguiça alemã (Sabor Zen); a Hausrippe, costelinha suína defumada com purê de aipim e farofa crocante (Deck 09); a Pizza Hi Wurst com linguiça Blumenau e repolho roxo caramelizado (Hi Dogz); o clássico Pão com Bolinho (Cozinha do Lucão), a Wurst Fest, pizza de salsicha alemã defumada com purê de batata e geleia artesanal de maçã e pera (@migos.com Pizzeria); o Sanduíche Suíno na Brasa (Quirino Tapas e Tragos); a Cuca em Fatia (Dona Fina) ou a unidade de 24 centímetros (Sodepan); e a Batata Alemã recheada com mix de salsichas e creme de queijo (Batata Bistrô).

Força do associativismo

A coordenadora do Núcleo ressalta a importância do associativismo e o apoio dado pela ACIBr para que a participação dos estabelecimentos na Fenarreco se tornasse realidade. “Um restaurante não conseguiria estar aqui sozinho. Dois restaurantes não teriam força suficiente. Nós somos uma união de estabelecimentos e temos o apoio da ACIBr que não mediu esforços para que pudéssemos estar aqui hoje. E o associativismo é isso: aqui todo mundo se ajuda, estamos aqui na Fenarreco uns pelos outros, empenhados em proporcionar o melhor da gastronomia durante a festa”.
O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, ressalta a importância da parceria com a prefeitura de Brusque e a valorização dos estabelecimentos locais. “Queremos agradecer a prefeitura que entendeu que uma festa de tradição e cultura tem que ter gastronomia local. Estamos fazendo história, retornando há 38 anos atrás, quando essa festa foi criada, com o empenho do nosso povo. A ACIBr se sente muito honrada em ser escutada e poder fazer essa ligação entre o Núcleo de Gastronomia e a prefeitura, e ajudar a construir um novo capítulo na história da Fenarreco”.

Confira os estabelecimentos participantes

Upper Burger
Tenda do Fogo by Upper
Best Burger & Co
Deck 09
Hi Dogz
Batata Bistrô – Batata Recheada
Sodepan Panificadora
@migos.com Pizzeria
Casa do Torresmo by JCA
Quirino Tapas e Tragos
Sabor Zen Hot Dog
Cozinha do Lucão
Donafina
Batata Bistrô – Porções

SERVIÇO

A praça de alimentação da 38ª Fenarreco abre todos os dias às 11h. A entrada na festa é gratuita. Alguns restaurantes também terão a opção de delivery pelo aplicativo Pedidos10 direto da festa. A programação completa e o cardápio, com valores, está disponível no site www.fenarreco.com.br .

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.