Publicidade

Reunião de revisão do Pedem reúne entidades e poder público em Brusque

Encontro foi realizado na sede da AmpeBr e discutiu diretrizes para o futuro econômico da cidade

Fonte: Taiana Eberle/Ideia Comunicação

Publicidade

Como desejamos Brusque daqui a dez anos? Qual visão de futuro queremos construir? Essas e outras questões nortearam a reunião realizada na quinta-feira, 27 de novembro, na sede da Associação das Micro e Pequenas Empresas de Brusque (AmpeBr), que deu continuidade ao processo de revisão dos Eixos Estratégicos do Plano de Desenvolvimento Econômico de Brusque (Pedem). O encontro contou com a presença do presidente da AmpeBr, Mauro Schoening; do presidente da Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (ACIBr), Marlon Sassi; diretores de ambas as entidades; representantes do Sebrae, Senac, Sesi/Senai e Convention & Visitors Bureau; além do procurador-geral do Município, Rafael Maia; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Valdir Walendowsky; e do secretário da Fazenda, Guilherme Ouriques.

O Pedem define diretrizes e ações para o fortalecimento econômico do município, integrando poder público, setor produtivo e sociedade organizada. Elaborado em 2020, o documento passa por atualização após cinco anos, para alinhar-se às novas realidades e desafios de Brusque.

“A AmpeBr fica muito feliz em abrir suas portas e receber todos os envolvidos nesse projeto, que iniciou há cinco anos. As estradas se modificaram, o turismo se transformou, os impostos estão sendo revistos em níveis federal, estadual e municipal. Assim, também precisamos rever esse novo modelo do Pedem, que interessa a todos aqui. Discutir melhorias para diversos setores, em prol do desenvolvimento, é muito gratificante, pois esses debates convergem em benefício de toda a população”, destacou o presidente da AmpeBr, Mauro Schoening.

Revisão e tributação

Ao longo do encontro, o consultor do Sebrae e responsável pelo Pedem, Érito Bauer, apresentou dados e características da cidade que servem de base para orientar os eixos e o desenvolvimento dos trabalhos. Ele também resgatou os cinco eixos selecionados em 2020: Construção Civil; Tecnologia, Inovação e Educação; Indústria Têxtil; Indústria de Confecção; e Indústria Eletrometalmecânica; que serão atualizados e reorganizados em quatro.

A revisão do Pedem também envolve a análise das mudanças trazidas pela reforma tributária, que altera a forma de arrecadação municipal a partir de 2026. “Brusque precisa entender o que está acontecendo no mundo e se adaptar a essas realidades para evoluir e crescer de forma sustentável, organizada e com qualidade de vida. A nova tributação será uma grande mudança, e toda mudança de cultura gera necessidades. Precisamos estar preparados para tomar decisões assertivas no momento certo e, nesse sentido, o Pedem contribui muito ao gerar discussões sobre o que é necessário evoluir”, comentou Bauer.

Presente na reunião, o secretário da Fazenda de Brusque, Guilherme Ouriques, também reforçou a importância do trabalho coletivo. “Fico feliz em ver esse grupo engajado, construindo uma visão para o futuro da cidade. E essa visão precisa estar alinhada com a reforma tributária, que mudará a realidade das empresas e da arrecadação local. Ver pessoas convergindo ideias e planejando o futuro, nos faz acreditar que é possível enxergar um horizonte de sucesso para o nosso município”, afirmou.

Alinhamento

O presidente da ACIBr, Marlon Sassi, destacou a relevância da atualização do Plano e da parceria entre Prefeitura, iniciativa privada e sociedade civil organizada. “Agradecemos ao poder público por nos convidar a estarmos juntos para decidir o futuro e os eixos de desenvolvimento que merecem mais atenção. Já se passaram cinco anos desde que iniciamos esse trabalho e agora é o momento de olhar novamente, identificar o que mudou e o que precisa ser aprimorado. A sociedade pode ter certeza de que está representada pelas 900 empresas associadas à ACIBr, esses 900 CNPJs e seus colaboradores, e pelas demais entidades aqui presentes. Como empresários, queremos o melhor para o futuro, que as pessoas se orgulhem de onde vivem, que tenham oportunidades de crescer aqui e serem felizes”, reforçou.

Da mesma forma, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Valdir Walendowsky, evidenciou a importância da participação ativa das entidades para o sucesso do projeto a longo prazo. “É um presente que o poder público municipal oferece à cidade, permitindo que cresçamos com um olhar voltado ao desenvolvimento sustentável em diversos setores econômicos e sociais. A união entre poder público e entidades é fundamental para dar sustentação ao projeto e garantir sua perenidade”, afirmou.

A próxima reunião do Pedem está prevista para janeiro de 2026, quando serão definidos os quatro eixos econômicos que orientarão os próximos cinco e dez anos, bem como os planos de ação a serem executados.

Saiba mais

O Pedem integra o programa Cidade Empreendedora, do Sebrae, implantado em Brusque em julho de 2019 e lançado oficialmente em setembro do mesmo ano. A última reunião ocorreu em outubro deste ano.

O Plano busca aproximar empreendedores, lideranças, entidades de classe, governo e demais instituições locais para, de maneira articulada e estratégica, planejar o futuro do município. A finalidade é identificar e desenvolver eixos estratégicos que promovam o crescimento econômico de Brusque nos próximos anos e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida da população. O resultado é um documento construído de forma colaborativa, que define prioridades, identifica oportunidades e propõe ações concretas para impulsionar o desenvolvimento local.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.