A Defesa Civil de Santa Catarina atualizou, na manhã desta terça-feira (30/12), o Aviso Especial que alerta para temporais com chuva intensa e volumosa entre a tarde de hoje e a madrugada de quarta-feira (31) em diversas regiões do estado.
De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC), o dia começou com tempo instável e encoberto, além de chuva fraca e intermitente na metade leste catarinense. A partir da tarde, a intensificação da circulação marítima deve reforçar as instabilidades, favorecendo a ocorrência de temporais com volumes elevados de chuva, especialmente no Litoral Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Nessas regiões, o risco é considerado muito alto para ocorrências associadas a alagamentos e enxurradas. A chuva tende a se manter persistente até a madrugada de quarta-feira, com acumulados que podem ultrapassar os 100 milímetros, podendo ser ainda maiores em pontos isolados. Como o solo já se encontra encharcado em função das chuvas dos últimos dias, o risco para deslizamentos é classificado como alto.
No Grande Oeste, os temporais devem ocorrer de forma mais isolada, acompanhados por raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa. Nessas áreas, o risco é moderado para situações como destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, além de alagamentos e enxurradas pontuais.
A Defesa Civil reforça a importância de a população acompanhar as atualizações e alertas emitidos ao longo das próximas horas e dias pelos canais oficiais do órgão.
Entre as recomendações, está a orientação para que, durante os temporais, as pessoas busquem locais abrigados, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Em caso de ventos fortes, a orientação é evitar transitar ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia. Já em situações de chuva intensa com alagamentos, a Defesa Civil alerta para que não sejam atravessadas ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.
Qualquer problema deve ser comunicado à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil pelo telefone 199 ou ao Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Imagem: Reprodução / Defesa Civil de Brusque
















