Publicidade

Samae avança com projetos para reforçar o abastecimento no bairro Limeira

Nova adutora e ampliação da reservação vão melhorar pressão da água e reduzir episódios de desabastecimento

Fonte: José Carlos Paulini/Samae

Publicidade

Melhorar a pressão da água e garantir mais segurança no abastecimento estão entre as prioridades do Samae de Brusque para 2026. Um dos focos dos investimentos é o bairro Limeira, uma das regiões que mais crescem na cidade nos últimos anos.

Logo no início deste ano, o bairro começará a receber uma nova adutora na rua Alberto Müller, que conta com mais de 2km de extensão. A tubulação atual, de 150 milímetros, terá um reforço por uma rede de 250 milímetros, mais do que dobrando a capacidade de transporte de água e proporcionando um aumento significativo na pressão em toda a região atendida.

Além da adutora, o bairro também conta com sistemas de bombeamento para levar água aos pontos mais altos, especialmente em áreas de morro. Atualmente, o Limeira possui seis casas de bombas em operação.

De acordo com o diretor-geral de Operações do Samae, Ruan Reis, essas estruturas possuem reservatórios que ajudam a manter o abastecimento. “As casas de bombas contam com caixas d’água. Quando o nível baixa muito, a bomba desliga automaticamente para evitar danos ao equipamento, o que pode causar interrupções temporárias no fornecimento até que o nível da caixa se recupere”, explica.

Para amenizar esse problema, o Samae irá aumentar o volume da caixa d’água na rua Eugênio Brandt, como solução provisória durante a execução da adutora. A medida vai reforçar a reservação local e garantir maior estabilidade no abastecimento, principalmente em dias de maior consumo, como aos sábados.

Ruan destaca que, com a conclusão da nova adutora e o reforço na reservação, a expectativa é resolver de forma definitiva os problemas de baixa pressão na região. “Com essa ampliação, devemos solucionar os casos de desabastecimento causados por falta de pressão na rede e dar mais regularidade ao fornecimento de água para os moradores do Limeira”, afirma.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.