O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), completou, nesta terça-feira (19), 60 anos de atuação em Brusque. Criada oficialmente em 1965, por meio da Lei nº 183/1965, a autarquia nasceu a partir de uma proposta do então prefeito Cyro Gevaerd, aprovada pela Câmara Municipal, com a missão de gerenciar o saneamento e o abastecimento de água no município.
Desde então, o SAMAE tem desempenhado papel fundamental na qualidade de vida da população brusquense. Com autonomia administrativa e orçamentária, a entidade substituiu o antigo Departamento Autônomo de Serviço de Água do Município, implantando um modelo de gestão mais moderno e eficiente para os recursos hídricos locais.

Ao longo de seis décadas, o Samae consolidou-se como referência em saneamento público, enfrentando desafios e investindo constantemente em inovação, tecnologia e sustentabilidade. “A autarquia vem crescendo junto com o desenvolvimento da cidade”, comenta o diretor-presidente, Breno Nunes.
Para marcar a data, a Comissão Gestora do Meio Ambiente (COGEMAS) organizou uma recepção especial voltada aos servidores da área técnica, da central de atendimento e da sede administrativa da autarquia.
“Hoje é um dia de comemorar, e fizemos isso junto com a comunidade. Parabenizo principalmente nossos servidores, que garantem diariamente a qualidade e a entrega da nossa água”, comemora Breno.
As primeiras 60 pessoas que procuraram a Central de Atendimento, no centro da cidade, foram presenteadas com mudas de flores doadas pelo Horto Florestal de Brusque, como gesto simbólico de agradecimento e proximidade com o cidadão.
