Publicidade

Samae inicia limpeza do reservatório R5, no Centro de Brusque

Estrutura da ETA Central é a primeira contemplada pelo cronograma

Fonte: José Carlos Paulini

Publicidade

Dando início ao cronograma de limpeza de reservatórios e cisternas, na manhã desta segunda-feira (31), o reservatório R5, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Central, foi o primeiro a receber as equipes de trabalho. Com capacidade para armazenar 6 milhões de litros, a estrutura é uma das maiores do sistema de abastecimento do município.

Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Ecotrat, com acompanhamento da equipe técnica do Samae.

Antes da entrada dos profissionais no reservatório, são realizadas medições para verificar a presença de cloro e de outros gases. A análise determina se o ambiente apresenta condições seguras para a execução do serviço.

“Primeiramente, fazemos a medição dos gases para avaliar as condições no interior do reservatório e garantir a segurança dos trabalhadores. Utilizamos um equipamento específico para cloro e outro multigás. Somente após essa verificação é autorizada a entrada da equipe”, explica o supervisor da Ecotrat, Alessandro Nunes.

Após a avaliação, são instalados os equipamentos necessários, como sistema de exaustão, iluminação e demais itens utilizados pela equipe. Em seguida, começa a higienização das paredes, do teto e das colunas internas.

“Todo o reservatório é lavado com hidrojato, utilizando uma pressão entre 70 e 90 bar. Depois, o caminhão realiza a sucção dos resíduos acumulados, como barro e lodo”, continua.

A limpeza interna do R5 deve levar entre duas horas e duas horas e meia. O tempo total da operação, entretanto, é maior devido ao esvaziamento prévio da estrutura, à instalação dos equipamentos e ao posterior reabastecimento. As condições climáticas também podem interferir na duração do trabalho, principalmente nas atividades realizadas em altura.

Durante a execução do serviço e o período de recuperação do nível do reservatório, algumas regiões poderão registrar oscilações ou interrupções temporárias no abastecimento. A orientação é para que a população utilize a água de forma consciente até a completa normalização do sistema.

Nesta terça-feira (1º), o cronograma continua com a limpeza de outras estruturas da ETA Central. Os trabalhos seguem em diferentes bairros de Brusque até o dia 11 de setembro.

Confira o cronograma completo

1º de setembro – terça-feira

Reservatórios da ETA Central

2 de setembro – quarta-feira

Reservatório Volta Grande
Cisternas Colinas – Limoeiro

3 de setembro – quinta-feira

Reservatório da ETA Zantão
Reservatório da ETA Ribeirão do Mafra
Cisternas Florence – Volta Grande
Cisternas Cadore – Limeira

4 de setembro – sexta-feira

Cisternas Hoffmann 01 e 02 – Dom Joaquim
Reservatório José Khnis – Primeiro de Maio
Reservatório Olinger – Centro
Cisternas Independência – Águas Claras
Cisternas Pinho – Dom Joaquim
Cisterna Carolina Colzani – Nova Brasília

8 de setembro – terça-feira

ETA Central – Reservatório R4 – Centro

9 de setembro – quarta-feira

Reservatório da ETA Santa Luzia
Cisterna Loteamento Dellagnollo – Centro

10 de setembro – quinta-feira

Reservatórios da ETA Limeira
Reservatório Beco Pavesi – Santa Luzia
Reservatório Nova Brasília – Nova Brasília
Reservatório Bruschal – Azambuja
Cisterna Porto Rico – São Pedro
Cisterna Loteamento Guarani – Guarani
Cisterna João Hassmann – Guarani
Cisterna Barriga Verde – São Pedro
Cisterna Eugênio Brandt – Limeira

11 de setembro – sexta-feira

Cisterna Luiz Dada – Dom Joaquim
Cisterna Ponta Russa – Ponta Russa

O cronograma poderá ser alterado conforme as condições climáticas ou em razão de imprevistos durante a execução dos trabalhos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.