Publicidade

Samae inicia reestruturação do Setor de Perdas para combater ainda mais o desperdifico de água

Equipes se reunirão para discutir primeiros passos junto com o presidente da autarquia

Fonte: Claudio Santos/Samae

Publicidade

Na manhã desta quinta-feira (16), o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), deu um passo decisivo rumo à modernização da gestão hídrica do município. O Diretor Presidente da autarquia, Rodrigo Cesari, reuniu uma equipe multidisciplinar de servidores para formalizar a reestruturação do Setor de Perdas, um núcleo estratégico voltado à redução do desperdício de água no sistema de abastecimento.

Atualmente, estima-se que cerca de 30% da água tratada em Brusque seja perdida em razão de vazamentos ocultos, trocas de rede, ampliações e falhas estruturais. Com a criação do novo setor, a expectativa é que esse número seja significativamente reduzido por meio de investimentos em equipamentos, capacitação de profissionais e melhoria dos processos operacionais.

Segundo o presidente, o momento representa uma virada de chave. “Arrisco em dizer que esse é um momento histórico para o SAMAE, porque a gente passa, a partir de agora, a investir e estruturar um setor bastante importante e estratégico para a autarquia. Estruturar o setor de perdas, dar condições de trabalho para os servidores, significa fazer com que a água que a gente produz, a água que a gente investe, a água que a gente trata, não se perca pelo caminho e possa, de fato, chegar na casa das pessoas.”

A responsabilidade pela coordenação do setor será do Técnico em Laboratório Luciano Camargo, que já vislumbra os desafios e prioridades para o início das atividades.
“Dar mais treinamento para a equipe, melhorar a especificação técnica dos materiais que vão ser adquiridos pela autarquia, intervir, quem sabe, em alguns locais na questão de pressão colocando redutores de pressão, sempre respeitando às normas”, explicou Camargo.

Com cerca de 800 a 900 quilômetros de rede de abastecimento de água em Brusque, os desafios são proporcionais à extensão da malha. Embora o prazo para solucionar todos os problemas ainda seja indefinido, a expectativa da autarquia é de que, com a atuação do novo setor, seja possível mitigar de forma significativa a falta de água, garantindo que o recurso hoje desperdiçado possa, finalmente, chegar com eficiência às residências da população.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.