Publicidade

Samae soluciona problema na elevatória da rua Eugênio Brandt, no bairro Limeira

Moradores relatam normalização no abastecimento após intervenções

Fonte: Imagem: Divulgação / Samae

Publicidade

O Samae de Brusque solucionou um problema importante na elevatória da rua Eugênio Brandt, no bairro Limeira. No local, a bomba responsável por operar 24 horas por dia realizava paradas automáticas de segurança sempre que o volume de água que chegava para a distribuição não era suficiente. A consequência era o desabastecimento, principalmente nos finais de semana, afetando moradores nas partes mais altas da via.

O diretor-geral de Operações do Samae, Ruan Reis, comenta que a situação já era acompanhada pela equipe técnica da autarquia e estava incluída no planejamento de uma obra maior prevista para 2026. “A ampliação da adutora na rua Alberto Muller já está programada para o início de 2026. Vamos substituir a tubulação de 150 milímetros por uma de 250 milímetros, o que vai aumentar significativamente a oferta de água para toda a região do Limeira”, explica.

No entanto, após nova solicitação da comunidade, o setor de Engenharia e a equipe técnica do Samae reavaliaram o sistema com o uso do modelo hidráulico da rede. A análise apontou a viabilidade de interligar duas redes paralelas já existentes, aumentando o volume de água que chega até a elevatória.

Com a intervenção, o abastecimento foi normalizado. Testes realizados em campo confirmaram a eficiência da medida. “Nos últimos dois finais de semana, a bomba operou de forma contínua, durante 24 horas, sem necessidade de desligamentos por segurança. Tanto o nosso modelo hidráulico quanto o acompanhamento em campo comprovaram que a solução foi eficaz”, destaca Ruan.

Morador da rua, José Ricardo Machado afirma que, após a intervenção, o fornecimento de água passou a ocorrer de forma regular nas residências da via. “Desde que o Samae realizou o ajuste no sistema, não tivemos mais falta de água e o abastecimento está normalizado, inclusive nos períodos em que antes havia interrupções”, relata.

Ele também destaca que a mobilização da comunidade foi fundamental para que o problema recebesse atenção e agradece à autarquia pelo atendimento. “Os moradores buscaram uma solução e foram prontamente atendidos. A equipe técnica avaliou a situação, executou a intervenção e resolveu o problema de forma rápida e eficiente”, completa José Ricardo.

A medida é considerada provisória dentro do planejamento do Samae, mas já garante estabilidade no abastecimento da região. Com a futura implantação da nova adutora, a pressão e a segurança no fornecimento de água serão ampliadas para essa e outras cinco elevatórias espalhadas pelo bairro.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.