Publicidade

Samae trabalha para resolver problema histórico de abastecimento em vias do Azambuja

Nova elevatória e ampliação da rede vão garantir abastecimento regular para residências em áreas mais altas

Fonte: Secom/Brusque

Publicidade

O Samae iniciou uma importante obra para melhorar o abastecimento de água na rua AZ-004, no bairro Azambuja. A iniciativa busca solucionar um problema histórico enfrentado pelos moradores da região, que há anos sofrem com a baixa pressão e interrupções no abastecimento de água. Os trabalhos iniciaram com uma conversa com os moradores e ainda este ano o problema será resolvido.

Para garantir o abastecimento regular, está sendo implantada uma nova elevatória de água tratada na Rua Luiz Machado, responsável por pressurizar a rede e levar água até as residências localizadas nas cotas mais altas da Rua AZ-004 e do final da própria Luiz Machado. A intervenção inclui ainda a ampliação das redes a partir da saída da bomba, totalizando cerca de 420 metros de nova tubulação, com diâmetro de 50 milímetros.

Atualmente, o abastecimento da via é realizado por meio de uma caixa d’água, alimentada por um trecho de rede existente que atende aproximadamente até a metade da rua, e em razão do acentuado desnível até a residência situada no ponto mais alto, a pressão disponível não é suficiente para garantir o abastecimento. Com a implantação do novo sistema de bombeamento e a ampliação das redes, o problema deve ser eliminado.

O morador da Rua Alyson Matheus Magalhães explicou que a comunidade enfrenta há anos dificuldades com o abastecimento de água e que a situação gera custos altos e incômodos para os moradores. Segundo ele, a obra que está em andamento representa uma solução definitiva para esses problemas.

“Hoje a gente conta ali com 28 caixas no pé do morro, todo morador tem uma bomba que é ligada por fio e muitas vezes não é o fio adequado, não é a bomba adequada. Desde quando eu vim morar nessa rua, em 2017, a gente já reuniu alguns moradores e sempre está tentando realmente fazer essa obra aqui na nossa rua. É uma melhoria pra gente que mora naquele morro, que já teve casos de ficar uma semana, dez dias sem água. Hoje a gente realmente vê que essa obra tá saindo e que estamos tirando o projeto do papel, algo que a gente esperava há pelo menos uns 10 anos”, comentou.

Os trabalhos começaram na última semana, com o corte do solo e preparação da via para a implantação da nova tubulação, explica o diretor-geral de Operações, Ruan Reis. “Em seguida, as equipes darão início à ampliação da rede, que será pressurizada pela nova casa de bombas e permitirá melhor pressão e vazão adequada na distribuição da região”.

Paralelamente, outra frente de trabalho atua na construção da casa de bombas, que já está na fase de concretagem da base. Após a conclusão da estrutura será realizada a instalação dos equipamentos de bombeamento e a interligação das redes. “Como em todas as novas ampliações de rede, nossas equipes já deixam pontos de espera para futuras ligações domiciliares, evitando a necessidade de cortes no asfalto quando novas residências forem conectadas”, destaca Ruan.

“Com a finalização dos trabalhos vamos garantir que essas residências permaneçam sempre abastecidas, e garantir mais segurança e comodidade para os moradores”, finaliza o diretor.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.