Publicidade

Santa Catarina enfrentará nova onda de calor e risco de temporais a partir de segunda-feira

De acordo com o Inmet, as máximas poderão ficar até 5°C acima da média climatológica

Fonte: SCC10

Publicidade

Santa Catarina terá uma nova onda de calor a partir desta segunda-feira (17), conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A massa de ar quente e seco começará a intensificar as temperaturas já neste domingo (16), elevando os termômetros até 5°C acima da média climatológica.

Esta será a terceira onda de calor registrada no Brasil em 2025. As anteriores ocorreram entre 17 e 23 de janeiro e de 2 a 12 de fevereiro, com alerta vermelho de grande perigo para o Sul do país durante o último evento.

Alerta para Temporais no Sul do Estado

Além do calor intenso, o Sul de Santa Catarina está sob alerta de “perigo” para tempestades, com previsão de chuvas entre 30 e 60 mm/h (ou 50 e 100 mm/dia), ventos fortes de 60 a 100 km/h e possibilidade de queda de granizo. Há risco de cortes no fornecimento de energia elétrica, danos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Previsão do Tempo para os Próximos Dias

  • Segunda-feira (17): As temperaturas variam entre 35°C e 37°C no Oeste e no Litoral, podendo chegar próximo dos 40°C no Litoral Norte. Entre a tarde e a noite, a instabilidade aumenta devido ao avanço de uma frente fria, com risco de temporais e chuvas intensas no Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis.

  • Terça-feira (18): A frente fria mantém o tempo instável no estado. O tempo chuvoso predomina no Grande Oeste e no Planalto Sul, enquanto no Litoral e no Norte haverá períodos de abertura com possibilidade de temporais isolados. As temperaturas diminuem e não passam dos 25°C na maioria das regiões, exceto no litoral, onde podem chegar a 30°C.

  • Quarta-feira (19) e quinta-feira (20): A instabilidade persiste em todo o estado, mantendo a condição para temporais. As temperaturas seguem mais amenas, com máximas que não ultrapassam os 30°C na maior parte das regiões.

A recomendação é para que a população redobre os cuidados com o calor extremo e fique atenta às mudanças climáticas bruscas, especialmente nas áreas sob risco de tempestades.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.