Os catarinenses já tiraram os casacos do armário! Neste domingo (16), o município de São Joaquim, na Serra de Santa Catarina, registrou a primeira geada do ano. A mínima chegou a 2,61°C, conforme dados da Epagri/Ciram.
Paisagem coberta de gelo
O fenômeno foi registrado pelo fotógrafo Mycchel Legnaghi, do portal São Joaquim Online, no Vale dos Caminhos da Neve, localizado a cerca de três quilômetros do Centro da cidade. As imagens mostram uma fina camada de gelo cobrindo a vegetação, proporcionando um visual típico das baixas temperaturas da Serra Catarinense.
Geada fraca e isolada
Segundo a meteorologista Marilene de Lima, da Epagri, a previsão não indicava geada para o estado. No entanto, a queda de temperatura favoreceu a formação do fenômeno de maneira fraca e restrita a áreas mais elevadas.
“As geadas fracas derretem rapidamente ao amanhecer e não trazem grandes impactos para a agricultura. Elas ocorrem de forma bastante isolada, em regiões de maior altitude”, explicou a especialista.
Previsão para os próximos dias
Com a chegada de umidade ao estado, há possibilidade de formação de nevoeiros nos próximos dias. No entanto, a previsão indica baixa chance de novas geadas, pelo menos até terça-feira (18).