Os Jogos Abertos Comunitários de Brusque (Jacobs) completam 30 anos de história em 2025, prestando seu papel como um dos maiores eventos esportivos de integração entre os bairros do município. Criado em 1994 como parte das comemorações dos 134 anos de Brusque, o evento teve sua primeira edição marcada pela participação de 19 bairros, sendo o Bateas o grande campeão inaugural.
Três décadas depois, o evento cresceu e hoje conta com a presença ativa de 28 bairros, que disputam com garra e espírito esportivo nas mais diversas modalidades. Ao longo desses 30 anos, os Jacobs consolidaram-se como símbolo de união, valorização da comunidade e fomento ao esporte amador.
Entramos na 15º semana de intensas disputas, com 16 modalidades finalizadas, restando ainda 12 modalidades que estrearão nos próximos dias. Faltando apenas seis semanas para o encerramento oficial, a expectativa é de muita emoção nesta reta final. O último dia de competições será em 12 de setembro, com as finais do futebol suíço sênior encerrando esta edição histórica.
Até o momento, o grande destaque é o bairro São Pedro, que lidera a tabela geral de classificação com 117 pontos, seguido pelo Centro com 107 pontos, ambas sendo as grandes favoritas ao título. Logo atrás está o bairro de Águas Claras, com 82 pontos, que segue com chances de título. Outros bairros que seguem lutando por um lugar no pódio são Guarani e Maluche, ambos com 59 pontos.
Há ainda outros bairros que também vêm se destacando pela organização, participação expressiva nas modalidades e desempenho esportivo expressivo. Entre eles estão São Luís, Primeiro de Maio, Bateas, Santa Terezinha, Planalto, Rio Branco e Cedrinho, todos com boas campanhas e chances de crescimento na classificação.
“Organizamos esta edição dos jogos com muito cuidado, reformulando a estrutura das competições e adotando inscrições mais práticas, o que resultou na participação de muitos bairros”, comentou o chefe de esportes comunitários da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Brusque, José Carlos Costa.
“Mas tudo isso também é resultado do trabalho dos líderes comunitários e das equipes, que puderam abrilhantar o evento, participando e torcendo por suas equipes em cada competição”, pontuou.
A avaliação da FME é de que a competição deste ano, mesmo antes de seu término, já é um sucesso. “Estamos bem confiantes de que, nestas últimas semanas de competições, teremos grandes emoções. Mas já podemos afirmar, com certeza, que os Jogos Comunitários deste ano são um grande sucesso, e no ano que vem serão ainda melhores”, concluiu José Carlos.
Ainda faltam algumas categorias para estrear e a disputa para sabermos o grande campeão continua. A competição está aberta e promete adrenalina, rivalidade saudável e muita festa comunitária até o apito final dos Jacobs 2025.
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque