Brusque está intensificando as ações do Novembro Azul para conscientizar os homens sobre a importância do autocuidado e da prevenção de doenças. Segundo dados da Secretaria de Saúde, apenas 36,7% dos atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) são de homens, vindo de encontro com a cultura de que o público masculino se cuida menos.
No último sábado, 25 das 27 UBSs do município estiveram abertas para uma grande mobilização. Na oportunidade, foram realizados 1.794 procedimentos, incluindo consultas médicas, exames preventivos e orientações de saúde.
“Todos os anos, inúmeros gestores de diversos municípios têm um grande desafio que é de operacionalizar o Novembro Azul. Isso acontece por questões culturais e que são reforçadas por várias pesquisas robustas”, destaca a secretária de Saúde, Dra. Thayse Rosa. Recentemente, o Centro de Referência em Saúde do Homem divulgou que 70% dos homens brasileiros só procuram atendimento de saúde após insistência da mulher ou dos filhos.
“Cerca de 62% desses homens só vão ao médico após sentir algum sintoma de dor já muito forte. Então, esse atraso na busca dos atendimentos diminui a expectativa de vida desses homens, visto que quando eles vão procurar, a questão da doença já pode estar muito avançada”, enfatiza a secretária.
O Novembro Azul deste ano traz um enfoque especial na promoção de hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos, uma alimentação equilibrada, a redução do consumo de álcool e a realização de exames regulares. Além disso, a campanha busca desmistificar preconceitos e incentivar que os homens encaram o cuidado com a saúde como um ato de amor-próprio e responsabilidade.
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque