A Secretaria de Saúde de Brusque, por meio da Clínica da Mulher e da Atenção Básica, em parceria com o Projeto Rute, está lançando o “Ninho Seguro”, um ciclo de encontros voltado às gestantes do município. A iniciativa tem o objetivo de orientar e acolher futuras mães por meio de quatro encontros com temas diferentes, realizados de forma presencial.
As inscrições já estão abertas e podem ser feitas diretamente pelo WhatsApp da Clínica da Mulher, pelo número (47) 3255-6840. Cada participante poderá levar um acompanhante. Ao final do ciclo, as gestantes que participarem de todos os encontros receberão um certificado e um mini enxoval.
Os encontros começam no dia 7 de agosto, às 18h30, no espaço do Projeto Rute, localizado na Av. Lauro Muller, nº 166, no Centro.
O primeiro encontro terá um momento de boas-vindas, com acolhimento emocional e uma roda de conversa sobre as expectativas em relação à maternidade.
Na segunda data, o tema será as transformações no corpo durante a gestação, além dos cuidados com a saúde física e mental. Já o terceiro encontro abordará os tipos de parto, os direitos da gestante, o plano de parto e o protagonismo da mulher no momento do nascimento.
Por fim, o último dia será dedicado aos cuidados com o bebê nos primeiros dias de vida, amamentação e fortalecimento da rede de apoio. As atividades acontecem sempre às quintas-feiras, nos dias 7 e 21 de agosto; e 4 e 18 de setembro, com início às 18h30. Haverá café em todos os encontros.
“A ideia é que esses momentos sirvam como uma preparação mais acolhedora para essa fase tão importante. Vamos abordar assuntos práticos, escutar as gestantes e criar um espaço de troca entre quem está vivendo esse mesmo momento”, destaca a coordenadora da Clínica da Mulher, Thaisi da Cunha.