Os estudantes da rede municipal de Brusque retornam às aulas no dia 6 de fevereiro, mas os trabalhos na Secretaria Municipl de Educação já começaram. O planejamento envolve convocações de servidores, plantões em creches e formações pedagógicas.
A primeira convocação do concurso público vigente está agendada para esta terça-feira (7), destinada aos cargos de professor de educação infantil, coordenadores pedagógicos e monitores. Já a segunda ocorrerá no dia 17 de janeiro, quando os professores de diversas disciplinas serão chamados. A posse dos novos servidores está marcada para acontecer no dia 3 de fevereiro.
A partir de 17 de janeiro, terá início as chamadas dos serventes e merendeiras aprovados no processo seletivo. “Teremos novos servidores em nossas unidades escolares. Por isso, realizaremos formações entre os dias 27 de janeiro e 5 de fevereiro, junto à equipe gestora das escolas, para garantir que todos se sintam incluídos e bem-vindos à nossa rede”, destaca a secretária de Educação, Franciele Mayer.
Os servidores responsáveis pelo plantão das creches retornarão às atividades no dia 13 de janeiro, com atendimento às crianças a partir do dia 15 de janeiro. Já a abertura oficial do ano letivo ocorrerá no dia 3 de fevereiro, no auditório da Unifebe, para marcar o início das atividades de 2025. “Construímos muito no ano passado, mas, com certeza, queremos avançar ainda mais neste ano”, ressalta Franciele.
O ano de 2025 traz desafios significativos para a educação municipal, especialmente com a implementação da Proposta Municipal de Alfabetização. Construída ao longo de 2024 com a participação ativa dos professores do ciclo de alfabetização, essa proposta reforça o compromisso de garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até o 2º ano do ensino fundamental.
Além disso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que uma reformulação significativa do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) está prevista para 2025. Essa mudança visa refletir de forma mais precisa os avanços e desafios enfrentados pelas redes de ensino em todo o país.
“Com planejamento, formação e compromisso, Brusque segue firme no propósito de oferecer uma educação de qualidade, inclusiva e alinhada aos novos desafios educacionais”, conclui a secretária.