Publicidade

Secretaria de Obras faz força-tarefa de limpeza após as chuvas em Brusque

Frentes de trabalho incluem desobstrução de vias e bocas de lobo

Fonte: Fotos: Divulgação/ Prefeitura de Brusque

Publicidade

Após as chuvas registradas na terça-feira (17), em Brusque, as equipes da Secretaria de Obras iniciaram ações emergenciais de limpeza e recuperação de vias em diferentes bairros do município. Um dos locais mais afetados foi o bairro Dom Joaquim, onde houve registros de alagamentos e acúmulo de materiais arrastados pela enxurrada.

De acordo com o secretário de Obras, Ivan Bruns Filho, as equipes iniciaram os trabalhos ainda na noite de terça-feira. “Um dos bairros mais atingidos foi o Dom Joaquim. Ontem à noite mesmo as equipes já estavam no trecho DJ 22, Luiz Morelli, Augusta Hort, Irmã Josefina, toda essa região da avenida Beira Rio do Dom Joaquim, também próximo à rua Luiz Morelli”, afirmou.

Nesta quarta-feira (18), os serviços tiveram continuidade, com a utilização de caminhão-pipa e hidrojato para lavação das vias, desobstrução de bocas de lobo e retirada de materiais carregados pela chuva. Os trabalhos incluem ainda raspagem manual, uso do Bobcat, e recolhimento de resíduos.

Além da limpeza, a pasta iniciou frentes de patrolamento em três regiões: Poço Fundo, Dom Joaquim e Cedrinho, todas no sentido bairro/centro, contemplando também as ruas transversais. Segundo o secretário, as vias sem pavimentação foram especialmente impactadas. “Estradas de chão, com a chuva, descem material e causam erosão. Esse serviço faz com que a gente devolva a normalidade e trafegabilidade para essas vias ao longo da semana”, explicou.

Na rua DJ 22, onde houve registro de pontos de alagamento em residências, a equipe trabalha na implantação de novas bocas de lobo e na melhoria do sistema de captação. Também estão sendo realizadas inspeções para identificar possíveis obstruções que possam ter agravado a situação.

O secretário destacou que o volume de chuva registrado em curto período contribuiu para os transtornos. “Só no bairro Dom Joaquim tivemos aproximadamente 60,4 milímetros em menos de uma hora. É um volume significativo, que muitas vezes a drenagem não consegue absorver”, disse.

Outras frentes de trabalho incluem limpeza com hidrojato nas proximidades do Mercado Carol, além de desobstruções e vistorias em diferentes pontos da cidade para identificação de possíveis danos causados pela enxurrada.

Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.