Durante a semana, a Secretaria de Transparência e Accountability (SETA) realizou um teste na Escola Municipal Hilário Zen para testar a eficácia da Central de Libras com a participação da presidente da Associação de Surdos de Brusque (ASBRU), Camila Voss.
“Na visita, foi realizada uma conversa por meio da plataforma, permitindo validar seu funcionamento, esclarecer dúvidas e colher sugestões para o aperfeiçoamento do serviço. A ação também celebrou mais um avanço da acessibilidade em Brusque, demonstrando que a Central de Libras já está disponível em diversos pontos de atendimento” comentou a secretária de Transparência, Victoria Vilvert.
A Central está disponível nas escolas municipais, unidades de saúde, assistência social, Gabinete do Prefeito, Ouvidoria, PROCON, Secretaria de Obras, Praças e demais serviços importantes à população. Para acessar o serviço o cidadão deve direcionar o celular para o QR Code, que passará a ser atendido por um profissional.
O sistema faz parte da tecnologia ICON, uma plataforma de comunicação em libras que promove a acessibilidade para toda a população. O projeto além da acessibilidade e inclusão, também promove a equidade.
“Além da implantação da ferramenta, a iniciativa reforça o compromisso da Administração Municipal com a capacitação dos servidores e com a oferta de serviços públicos cada vez mais acessíveis, inclusivos e equitativos. O momento evidenciou a importância de construir essa política pública em diálogo com a comunidade surda, ouvindo quem utiliza o serviço para aprimorá-lo continuamente” finalizou.
















