Publicidade

Secretário avalia de forma positiva as mudanças no trânsito da ‘rótula da figueira’

Adiamento das obras na Primeiro de Maio também foram destaques de entrevista ao vivo no JM

Fonte: Rafael Imhof

Publicidade

O secretário municipal de Trânsito e Mobilidade de Brusque, Emerson Andrade, participou ao vivo do Jornal da Manhã desta terça-feira (2/9) quando falou sobre o adiamento do início das obras de macrodrenagem na Avenida Primeiro de Maio e seu impacto para a mobilidade da região. A intervenção, que deveria começar nesta segunda-feira (1º), foi transferida para o dia 8 de setembro, devido à previsão de chuva nos próximos dias.

Nova fase da obra

A obra prevê a instalação de galerias de drenagem com dois metros quadrados de dimensão, em um trecho de aproximadamente 850 metros entre a Dokassa Distribuidora e a Sociedade Beneficente. O serviço será realizado no sistema de vala aberta, substituindo o método de escavação subterrânea.

Os trabalhos ocorrerão no período noturno, das 20h30 às 4h30, para reduzir os impactos na mobilidade urbana. Durante o dia, o trânsito funcionará em meia pista, controlado por sistema semafórico no modelo “siga e pare”. Dois controladores de semáforo serão instalados nas extremidades do canteiro de obras para organizar o fluxo de veículos.

Como irá funcionar:

  • Noite (20h30 às 4h30): interdição total da via.
  • Dia: tráfego em meia pista, com orientação por semáforos temporários.
  • Ajustes nos horários de pico: das 7h às 9h, prioridade será no sentido bairro/Centro; das 17h às 19h (ou até o início das obras), no sentido Centro/bairro.

A cada trecho de aproximadamente 50 metros escavados, haverá interdição temporária. A Setram recomenda que motoristas utilizem rotas alternativas, com destaque para a Rua Azambuja.

Mudanças na rotatória da Figueira

Com as obras, a rótula da Figueira, ponto que concentra o fluxo de cinco ruas, deve receber ainda mais tráfego. Para reduzir os conflitos, a Setram implantou alterações operacionais que já estão em vigor:

  • A Avenida Getúlio Vargas passou a ter sentido único, com conversão livre para quem vem da Rua Azambuja;
  • A Rua Gustavo Richard adotou mão inglesa, permitindo conversão à esquerda para a Getúlio Vargas;
  • Motoristas que acessam pela Rua Pedro Werner podem seguir pela Rua Augusto Maluche, chegando à Rua Azambuja, com opção de conversão à esquerda para a Gustavo Richard ou à direita para a Dom Joaquim.

Orientações da Setram

Emerson Andrade reforçou a importância da colaboração dos motoristas:

  • Planejar deslocamentos com antecedência;
  • Respeitar sinalizações e semáforos temporários;
  • Utilizar rotas alternativas sempre que possível;
  • Acompanhar comunicados oficiais da Prefeitura e da Setram no Instagram @setrambrusque.

Ouça a entrevista:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.