O Jornal da Manhã desta sexta-feira (30/5) recebeu, ao vivo, o Secretário de Trânsito e Mobilidade de Brusque, Emerson Luiz Andrade.
Em destaque, a Audiência Pública realizada nesta quinta-feira (29/5) para discutir a nova legislação sobre ciclomotores, bicicletas elétricas e dispositivos autopropelidos (semelhantes a bicicletas elétricas e/ou motos elétricas). A audiência teve como objetivo debater os detalhes da futura lei que será assinada pelo prefeito André Vechi, alinhada à Resolução nº 996/2023 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e às atualizações do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A medida, de acordo com o secretário, visa aumentar a segurança nas ruas de Brusque, facilitar a fiscalização e promover uma convivência harmônica entre os diferentes modais de transporte, como bicicletas elétricas, patinetes e ciclomotores, no espaço urbano.
Ouça a entrevista:
Visita a Brasília (DF)
Na quarta-feira (28), um dia antes da audiência pública, o secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Luiz Andrade, esteve em Brasília acompanhado do vereador Paulinho Sestrem, coautor do projeto de lei que regulamenta a circulação de ciclomotores, bicicletas elétricas e veículos autopropelidos no município.
Os equipamentos autopropelidos, como scooters e patinetes elétricos, estão se consolidando como alternativas eficientes de micromobilidade urbana. No entanto, o uso inadequado desses veículos nas vias públicas de Brusque, aliado ao aumento no número de acidentes, tem intensificado os debates sobre segurança viária e a urgência de uma regulamentação mais rigorosa.
O tema ganhou ainda mais relevância após a trágica morte de uma adolescente de 14 anos em Brusque, somando-se a outros casos fatais registrados em municípios vizinhos, como Itapema e Balneário Camboriú.
Diante desse cenário, os poderes Executivo e Legislativo de Brusque uniram esforços para reivindicar junto a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) uma legislação mais efetiva e compatível com as necessidades dos municípios.
Na capital federal, a comitiva oficializou um ofício solicitando a revisão da Resolução Contran nº 996/2023, que trata da regulamentação da circulação de ciclomotores, bicicletas elétricas e dispositivos de mobilidade individual autopropelidos nas vias públicas.
“Não é razoável permitir que crianças e adolescentes, sem qualquer preparo técnico ou noções de direção defensiva, circulem em via pública com veículos elétricos que atingem velocidades desproporcionais. Precisamos garantir a vida”, comentou o secretário Emerson Luiz Andrade.
A iniciativa de Brusque conta com o apoio institucional do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e de diversos órgãos municipais de trânsito de Santa Catarina, que também reconhecem a necessidade de revisar e aprimorar as normativas federais.
Entre os municípios que endossam o movimento estão:
SPMU/DIRETRAN – Lages
DETRANS.GOV – Joinville
DETRAN/PMSJ – São Joaquim
SMSP – Balneário Piçarras
Maravilha
Gaspar
Araranguá
Penha
Sombrio
SOP – Itapoá
NAVETRAN – Navegantes
DEMUTRAN – Ituporanga
GMI/SMSP – Itapema
SSP – Porto Belo
DEMUTRAN – Timbó
Pomerode
Balneário Camboriú
Santa Helena (PR)
O documento que entregue à Senatran propõe os seguintes pontos:
Capacitação obrigatória para condutores de veículos autopropelidos, por meio de convênios com escolas públicas ou Centros de Formação de Condutores (CFCs);
Exigência de habilitação nas categorias A ou ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor);
Estabelecimento de idade mínima para a condução desses equipamentos, já que a legislação atual não impõe restrição etária;
Obrigatoriedade do uso de capacete, como medida básica de proteção.