Focados em habilidades práticas e específicas, os cursos profissionais do SENAI de Brusque preparam os alunos para ocupações técnicas e operacionais, contribuindo para o desenvolvimento de diversos setores da indústria. Com carga horária reduzida, as aulas são dinâmicas e servem para a atualização de profissionais que já atuam no mercado de trabalho, ou para aumentar a prática de quem deseja uma posição dentro das indústrias.
Um dos destaques é a formatação dos cursos: o SENAI adapta os cursos conforme as demandas empresariais. Recentemente, por exemplo, foi realizada a formatura da turma piloto de operação de máquinas de bordado. Um total de 24 alunos se formou no curso, que teve carga horária de 28 horas, distribuídas em dois meses. Os módulos abordaram diferentes temas e metodologias, como:
Conceitos teóricos básicos da confecção de bordado;
Características principais de máquinas de bordado e acessórios;
Técnicas de bordado industrial;
Tipos de aviamentos e matéria prima para produção de bordado;
Principais causas de falha mecânica e operacional;
Visitas técnicas a empresas da região
O curso partiu de uma demanda das indústrias do segmento, como explica coordenadora de Educação Profissional do Senai de Brusque, Fabiane Fantoni Winter. “O cronograma e a metodologia são desenhados conforme a necessidade regional. Neste caso em específico, adaptamos o curso conforme as demandas da indústria”, comenta ela. “Foi um sucesso de adesão, o curso foi aberto à comunidade e recebemos profissionais já experientes como também aqueles que estavam iniciando o contato com as máquinas”.
Dentro da formatação in company (cursos rápidos em parceria com as empresas), o SENAI já desenvolveu diversas ações em aulas formatadas como: Introdução a Metrologia Dimensional e Leitura Interpretação de Desenho Técnico Mecânico e Tecnologia de Usinagem e Operação de Torno CNC.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Senai