Nesta terça-feira (19), teve início a contagem para a realização do Censo Previdenciário, destinado exclusivamente a pensionistas, aposentados e servidores efetivos. Por conta disso, a Prefeitura Municipal de Brusque emitiu nota informando os prazos e formas de atenderem a convocação.
Que procedimento é este?
O Censo é o procedimento de atualização da base cadastral para a consolidação do Cadastro Nacional de Informações Sociais dos Regimes Próprios de Previdência Social (CNIS/RPPS).
O levantamento tem como objetivo melhorar a qualidade dos dados cadastrais, financeiros e funcionais, além de combater fraudes, corrigir distorções e assegurar o acompanhamento dos beneficiários.
Como fazer?
Para realizar o cadastro online, é necessário acessar o site https://bit.ly/censoibprev. Os interessados em realizar o procedimento de forma presencial devem agendar o atendimento no site e comparecer ao IBPREV, localizado na Rua Hercílio Luz, 373 – Centro, com os seguintes documentos em mãos:
- Carteira de Identidade (RG)
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)
- PASEP/PIS/NIT
- Comprovante de residência atualizado (no máximo 60 dias da emissão)
- Título de Eleitor
- Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Certidão de Casamento ou Declaração de União Estável
- Averbação de divórcio ou separação (se divorciado ou separado) ou Certidão de Óbito (se viúvo)
- Extrato Previdenciário (CNIS – INSS) ou Certidão de Tempo de Contribuição
- Carteira de Trabalho Profissional (CTPS)
- Certificado de escolaridade (último nível estudado)
- Termo de Posse do vínculo de servidor efetivo
- Holerite atualizado (última competência)
- Declaração de dependentes
- Declaração de benefícios em outros regimes de previdência – com apresentação da carta de concessão ou documento que demonstre o tempo utilizado, caso haja.
- Aqueles que não realizarem o recadastramento até o dia 21 de fevereiro poderão ter o pagamento suspenso e enfrentar dificuldades na concessão de novos benefícios.
Fonte: Secom/Prefeitura de Brusque