A Câmara Municipal de Guabiruba realizou na noite de terça-feira (25/11) a última sessão ordinária de novembro. O encontro, presidido por Alexandre Felipe Pereira (Progressistas), contou com a participação de Carlos Cota, representante da Associação Guabirubense de Karatê (AGK), que apresentou as atividades da entidade e o tradicional almoço de encerramento.
Demandas de infraestrutura e problemas na coleta de lixo
O vereador Justavo Barroso e Silva (Podemos) abriu a sessão lamentando o falecimento de Toninho Kraf e relatou dificuldades enfrentadas por moradores da rua Expedicionário Germano Schlindwein devido às más condições da via e falhas na drenagem. Ele também comentou reclamações sobre atrasos na coleta de lixo e problemas próximos ao Mercado Rothermel por causa de uma boca de lobo entupida. O vereador ainda destacou uma visita à ALESC, onde garantiu emenda de R$ 150 mil para a Sociedade Pelznickel.
Osmar Vicentini Filho (PL) reforçou as queixas sobre o lixo e sugeriu que a prefeitura utilize caminhões próprios para atender pontos críticos. Ele também mencionou a precariedade da ponte na Rua da Mineração, discutiu a escala da Defesa Civil e chamou atenção para a necessidade de mais informação sobre fibromialgia no município.
O vereador Fred (MDB) criticou vetos do Executivo a projetos do Legislativo e cobrou mais fiscalização municipal. Ele destacou falhas na transição da coleta de lixo e a falta de comunicação à população, citando comunidades que ficaram até 11 dias sem o serviço. Fred também questionou o processo licitatório conduzido pelo CIMVE.
Saúde mental e programas esportivos em pauta
Anderson Cavichioli (Progressistas) destacou ajustes no Bolsa Atleta e Bolsa Técnico para 2026, a necessidade de melhorias no CAPS e reuniões com moradores sobre pavimentação em regime de parceria. Ele esclareceu o veto parcial a um projeto de lei e afirmou que a coleta de lixo está sendo normalizada gradualmente.
A vereadora Eduarda Schweigert (MDB) também abordou o atraso na coleta e ressaltou a fragilidade estrutural do CAPS. Ela participou do evento “Todos Por Elas” e apresentou dados alarmantes sobre violência contra a mulher, defendendo uma central específica de atendimento no município.
Segurança pública e obras
O vereador Jair Francisco Kohler (Progressistas) elogiou ações recentes das polícias Militar e Civil, incluindo uma operação conjunta com o 18º BPM. Ele relatou reparos na Rua Alsácia e conversas sobre melhorias na ponte da rua João Caetano. Kohler também comentou as dificuldades geradas pela crise da coleta de lixo e reforçou condolências pela morte de Antônio Krerf.
Votações do dia
- Aprovado em regime de urgência o Projeto de Lei Ordinária nº 49/2025, que abre crédito especial e suplementar no orçamento municipal.
- Aprovada a Mensagem de Veto Parcial nº 01/2025.
- Aprovado em segunda votação o Projeto de Lei Ordinária nº 46/2025, que estima a receita e fixa a despesa do município para 2026.
*Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal
















