A Câmara Municipal de Brusque realizou, na noite desta quinta-feira, 5 de junho, uma sessão solene em comemoração aos “150 Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina: 1875-2025”. O evento ocorreu no auditório Dr. Germano Hoffmann (Bloco F) da Unifebe.
A solenidade foi proposta pelo presidente do Legislativo brusquense, vereador Jean Dalmolin (Republicanos), por meio do Requerimento nº 6/2025. No documento, Dalmolin destacou que o município de Brusque, “à época Colônia ‘Itajahy-Príncipe Dom Pedro”, foi pioneiro no recebimento da primeira leva de imigrantes italianos, em 4 de julho de 1875.
Durante a sessão, o vereador esteve acompanhado na mesa dos trabalhos pelo prefeito de Brusque, André Vechi; pela Cônsul-Geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Eugenia Tiziana Berti; pelo deputado Vicente Caropreso, coordenador da Frente Parlamentar Santa Catarina-Itália na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e da Comissão Estadual “150 Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina: 1875-2025”; e pelo Cavaleiro da República Italiana Márcio Fumagalli, conselheiro do Comites PR/SC – Comitê dos Italianos no Exterior e membro da mesma comissão estadual comemorativa.
Lançamento
Ao final da celebração, foi realizado o lançamento do livro “150 Anos da Grande Imigração Italiana em Santa Catarina”. A obra foi organizada pelo professor universitário Andrey Taffner Fraga e contou com total apoio da Editora Unifebe.
Entrevistas
A reitora da UNIFEBE, professora Rosemari Glatz, destacou a importância do momento:
O presidente da Câmara de Brusque, Jean Dalmolin, lembrou que esta foi a primeira sessão solene realizada nas dependências da Unifebe:
Cônsul-Geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, Eugenia Tiziana Bert, falou da alegria em poder estar nesta sessão que é marcada por grande emoção:
O prefeito de Brusque, André Vechi, parabernizou o trabalho desenvolvido no resgate e valorização das tradições italianas em Brusque e todo o estado:
O deputado Vicente Caropreso lembrou das ações realizadas pela comissão formada na Alesc e seu desenvolvimento ao longo dos últimos meses:
Por fim, ouvimos o professor Andrey José Tafner Fraga, co-autor do livro que conta a história de 150 anos da imigração italiana no estado: