As mulheres que foram vereadoras em Brusque receberam homenagem da Câmara Municipal em Sessão Solene realizada nesta quinta-feira (6). O Poder Legislativo entregou a elas a Comenda do Mérito municipal. A homenagem é em alusão ao Dia Internacional da Mulher a ser comemorado no sábado (8/3).
Na história do Legislativo, Brusque tem seis ex-vereadoras. São elas: Maria de Lourdes Fantini Benvenutti, Marlina Oliveira, Paulina Coelho Härle, Gleusa Fischer, Marli Leandro e Ana Helena Boos. As três últimas estiveram presentes na sessão.
Bete Eccel (PT) presidiu a solenidade. Ela é a sétima vereadora de Brusque e a única da atual legislatura. Foi Bete que propôs o requerimento para realização da homenagem. Durante discurso, Bete destacou a importância da participação das mulheres na política. A vereadora anunciou o projeto Liga das Mulheres Brusquenses, que visa incentivar a participação feminina na vida pública:
Gleusa Fischer, vereadora entre 1997 e 2000, lembrou da trajetória pessoal e da vida pública. Além disso, homenageou a mãe durante o discurso, pela atuação em diversos setores no município e pela influência positiva que teve na vida dela:
Vereadora entre 2013 e 2016, Marli Leandro estendeu a comenda a todas as mulheres presentes e defendeu a reflexão da importância do papel da mulher na sociedade. A ex-vereadora também lembrou do passado recente, em que a participação feminina na política e em diversos setores da sociedade era proibida:
Por fim, Ana Helena Boos defendeu que a homenagem deve servir como reflexão. A vereadora entre 2017 e 2020 disse que a presença feminina na política de Brusque não deve ser uma exceção, mas sim cada vez mais comum. Além disso, considerou que, para que a sociedade seja representada, todas as vozes devem ser ouvidas: