O Sindicato dos Trabalhadores em Hotéis, Bares, Restaurantes, Hospitalidade e Turismo de Brusque e Região (Sethobru) garantiu um reajuste de 8,2% no piso único da categoria, índice que representa 3,1% de ganho real em relação ao INPC acumulado no período (5,1%). A nova Convenção Coletiva de Trabalho 2025/2026 foi assinada nesta sexta-feira, 10 de outubro, com o Sindisol (Sindicato Patronal).
O acordo também prevê reajuste de 7,5% para os salários acima do piso, resultando em 2,4% de aumento real. A conquista representa um avanço importante para um dos setores que mais geram empregos na região, mantendo-se ativo e movimentando a economia de Brusque e municípios vizinhos ao longo de todo o ano.
“Esse aumento real é um avanço importante, especialmente para um setor que nunca para, que movimenta a economia de Brusque e região diariamente. Garantir um reajuste acima da inflação é reconhecer a importância do trabalho desses profissionais”, destaca o presidente do Sethobru, Joci Luís de Souza.
Com a assinatura da Convenção, além dos reajustes salariais, foram mantidas cláusulas sociais históricas da categoria, que protegem e valorizam os trabalhadores e trabalhadoras do setor. De acordo com o sindicato, os novos valores devem ser aplicados já na folha de pagamento do mês de outubro.
Reajustes – Campanha Salarial 2025/2026
• Piso único da categoria: R$ 2.300,00
Reajuste: 8,2% (3,1% acima da inflação)
• Demais salários:
Reajuste: 7,5% (2,4% acima da inflação)
A Convenção Coletiva beneficia trabalhadores e trabalhadoras em: hotéis, motéis, restaurantes, churrascarias, pizzarias, bares, lanchonetes, cafeterias, buffets, clubes, confeitarias, casas de sucos, sorveterias, resorts e demais estabelecimentos do setor de hospedagem, alimentação e hospitalidade.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Comunicar Jornalismo