Durante todo o mês de maio, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque (Setram) realizou uma intensa programação dentro da campanha Maio Amarelo 2025. Com o tema “Mobilidade Humana, Responsabilidade Humana”, a campanha mobilizou escolas, empresas, órgãos públicos e a comunidade, promovendo ações com foco em educação, fiscalização e melhorias na infraestrutura viária.
A proposta do movimento, de alcance internacional, é provocar uma reflexão coletiva sobre comportamentos responsáveis no trânsito, destacando a valorização da vida como prioridade em todas as vias.
Entre os principais destaques da campanha, está o trabalho educativo promovido por meio de palestras em 10 instituições de ensino e 12 empresas, impactando diretamente mais de 2.000 pessoas, entre estudantes, professores e colaboradores.
Um dos objetivos não era apenas informar, mas também transformar os mais jovens em multiplicadores da informação passada. “Essas pessoas não apenas foram beneficiadas com informações e dicas de segurança viária, mas agora se tornam multiplicadoras desse conhecimento dentro e fora das instituições”, disse o Secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Luiz Andrade.
Além das palestras, a programação educativa incluiu:
• Blitzes educativas, com abordagem orientativa pela Guarda de Trânsito de Brusque (GTB) e distribuição de materiais informativos;
• Vídeos educativos nas redes sociais da Setram, com linguagem acessível e foco na mudança de comportamento;
• Entrevistas em rádios e TVs regionais, reforçando a importância da empatia, respeito e responsabilidade no trânsito;
• Treinamento interno sobre os equipamentos autopropelidos, voltado aos servidores da Setram;
• Participação em fóruns e imersões técnicas em Balneário Camboriú, Itapema, Blumenau, Florianópolis, Lages e Santa Helena (PR), fortalecendo a troca de experiências e a busca por soluções inovadoras;
• Realização do 2º Seminário de Trânsito de Brusque, reunindo especialistas, estudantes e autoridades para debater os desafios da mobilidade urbana e propor alternativas sustentáveis;
• Comitiva a Brasília em busca de melhorias na legislação de trânsito;
• Realização de Audiência Pública destinada a debater a regulamentação do uso dos equipamentos autopropelidos de mobilidade individual;
• Acompanhamento de Audiência Pública em Balneário Camboriú sobre micromobilidade.
Durante o mês, as ações de fiscalização também ganharam destaque com a intensificação de blitzes educativas e operacionais em pontos estratégicos da cidade. As abordagens, realizadas pela GTB, priorizaram a orientação e prevenção de infrações, promovendo um trânsito mais seguro e consciente.
A Setram também realizou ações integradas com outros órgãos de segurança pública, ampliando o alcance das atividades e reforçando a presença das autoridades nas vias. A campanha também trouxe avanços significativos na estrutura do trânsito municipal. Entre os principais serviços realizados estão:
• Conserto, manutenção e instalação de placas de sinalização, com foco em melhorar a orientação dos condutores;
• Reforço da sinalização horizontal e vertical, especialmente em áreas de maior fluxo e proximidades de escolas;
• Manutenção e ajustes em semáforos, priorizando cruzamentos movimentados e pontos críticos da malha viária.
O secretário de Trânsito e Mobilidade, Emerson Luiz Andrade, reforça que, embora o Maio Amarelo simbolize um mês de mobilização nacional, o trabalho da Setram deve ser contínuo. “O trânsito é feito por pessoas e para pessoas. Quando promovemos a empatia, o respeito e a responsabilidade nas ruas, estamos cuidando de vidas. E isso deve ser um compromisso permanente, não apenas durante o mês de maio”, afirmou.