A Secretaria de Trânsito e Mobilidade (Setram), por meio da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), realizou na última sexta-feira (15) duas operações de fiscalização voltadas ao combate de escapamentos adulterados. As ações ocorreram pela manhã, no bairro Bateas, e à tarde, em Santa Terezinha.
A ação tem como objetivo reduzir a poluição sonora e aumentar a segurança no tráfego urbano. “Essas alterações representam um risco adicional à segurança viária”, disse o diretor de Trânsito, Roberto Carlos Marques.
“Os escapamentos irregulares não apenas comprometem a qualidade de vida da população, mas também afetam diretamente a saúde, sobretudo de idosos, crianças e pessoas com maior sensibilidade auditiva”, completou Roberto Carlos.
Com relação a segurança no trânsito, o diretor explica de que maneira esse tipo de poluição sonora compromete a todos. “O excesso de barulho dificulta a percepção de sons no trânsito, como sirenes e buzinas, prejudicando a atenção de motoristas e pedestres”, ressaltou.
A legislação brasileira é clara ao proibir modificações que alterem os níveis originais de emissão sonora dos veículos. “O condutor flagrado com escapamento irregular está sujeito a multa, pontuação na Carteira Nacional de Habilitação e até mesmo à retenção do veículo para regularização”, explicou o agente de Trânsito, Everton Willian da Cunha.
A ideia é que este tipo de fiscalização não tenha apenas um caráter punitivo, mas também educativo. “Mais do que coibir abusos, buscamos conscientizar os motoristas sobre os impactos desse tipo de irregularidade”, disse o agente.
“Trata-se de preservar a saúde pública, reduzir a poluição sonora e promover um trânsito mais seguro e harmonioso para todos”, concluiu.