O evento de comemoração dos 50 anos do SIMMEBr, realizado na última quarta-feira, foi um marco para o setor industrial de Brusque. Fundado em 1974, o sindicato desempenha um papel fundamental no fortalecimento e desenvolvimento da indústria metalmecânica da região. Alexandre Zen, presidente do SIMMEBr, falou sobre o legado da entidade e os desafios do setor, destacando a importância do crescimento esperado para este ano, que deve ultrapassar 10%. “O metalmecânico se destaca, e o crescimento esperado para esse ano é muito positivo. A indústria precisa de muito investimento e tecnologia, e as empresas de Brusque têm se destacado, competindo com as de nível internacional”, afirmou Zen.
Durante o evento, a palestra “Governança em Família: Da Fundação à Sucessão” foi ministrada por Bruno Ferrari Salmeron, engenheiro e especialista em governança empresarial. Em sua fala, Salmeron ressaltou a importância de implementar uma governança estruturada nas empresas familiares, especialmente nas mais tradicionais. “As novas gerações precisam entender onde nasceram e como podem contribuir para a longevidade da empresa”, afirmou Salmeron, destacando a necessidade de preparar as futuras lideranças empresariais para atuar como apoiadores e não necessariamente como gestores ativos. Ele também fez uma comparação entre startups e empresas familiares, enfatizando que muitas startups já iniciam com governança de alto nível.
A noite também contou com a presença de importantes figuras do setor industrial, como Ingo Fischer, um dos fundadores do SIMMEBr. Emocionado, Fischer relembrou a trajetória do sindicato e a luta pela formação de mão de obra qualificada para o setor metalúrgico em Brusque. “Quando fundamos o sindicato em 1974, não havia mão de obra qualificada. Foi com muito esforço que conseguimos formar escolas como o Senai, garantindo que a indústria metalmecânica crescesse em nossa cidade”, disse Fischer, ressaltando o impacto da formação profissional para o crescimento do setor.
Edemar Fischer, vice-presidente da Fiesc para o Vale do Itajaí, também prestigiou o evento e lembrou o papel do SIMMEBr na união do setor metalmecânico. “A união empresarial tem sido fundamental para discutirmos problemas comuns e buscarmos soluções juntos”, comentou Fischer, destacando ainda a importância de eventos como este para fortalecer a rede de empresários e as práticas de governança.
O evento teve também a participação de Mario Cezar de Aguiar, presidente da Fiesc, que falou sobre os desafios enfrentados pela indústria catarinense devido à taxação imposta pelos Estados Unidos. “Santa Catarina tem uma indústria muito diversificada, mas a metalmecânica se destaca. O setor precisa estar atento aos desafios que virão com a concorrência internacional, especialmente da China”, afirmou Mario, que também destacou a importância da qualificação da mão de obra para enfrentar os desafios do futuro.
O sindicato
O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Brusque (SIMMEBr), nasceu por meio de uma Associação, fundada em assembleia, no dia 23 de setembro de 1974. Na oportunidade, sua primeira diretoria, ainda provisória, foi eleita por aclamação, tendo o sr. José Carlos Loos como presidente. Poucos dias depois, em 30 de setembro de 1974, foram aprovados os estatutos da entidade e eleita a sua primeira diretoria definitiva, que elevou ao cargo de presidente o empresário Ingo Fischer.
Para defender os interesses da categoria, organizar o setor e contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Brusque, a Associação solicitou ao Ministério do Trabalho seu reconhecimento como Sindicato, em 16 de junho de 1976. Cerca de três anos depois, em 13 de fevereiro de 1979, a Carta Sindical foi finalmente expedida, garantindo a continuidade desta história de sucesso, vivida e fomentada até os dias atuais.
São sócios-fundadores: Fundição Hércules Ltda (José Carlos Loos), Fundição e Metalúrgica Zucco (Ademar Zucco), Funilaria Becker (Waldemar Becker), Irmãos Zen Ltda. (Hylário Zen), Irmãos Fischer S/A Ind. E Com. (Ingo Fischer), Metalúrgica Zanon (José Clair Zanon), Metalvale – Metalúrgica Vale do Itajaí Ltda. (Zeno Heinig), Metalúrgica Siemsen Ltda. (Gentil Albani), Metalúrgica Brusque S/A Ind. E Com. (José Moacir Merico) e uma tornearia (Mário Pinotti).