Publicidade

Sinal das parabólicas antigas será desligado neste domingo; veja como solicitar nova antena gratuita

Telespectadores precisaram adquirir aparelhos mais novos para receber o sinal digital novamente

Fonte: Tânia Rego/Agência Brasil

Publicidade

Neste domingo (30) começa o desligamento do sinal digital das parabólicas mais antigas. Com isso, os telespectadores precisaram adquirir aparelhos mais novos para receber o sinal digital novamente. Famílias de menor renda com cadastro do CadÚnico poderão solicitar até o dia 30 de junho uma instalação gratuita da nova parabólica digital.

As emissoras têm como prazo máximo até o fim do ano para desativarem os sinais, mas algumas já iniciam neste domingo (30). Segundo o portal Tudo Celular, a antiga parabólica deve ser substituída por um novo modelo ou até mesmo por uma das antenas menores, como a famosa “espinha de peixe” ou até mesmo antena interna.

Além de transmitir imagem e som em qualidade superior, a tecnologia também permite um sinal mais estável, com menos falhas na transmissão. Outro avanço é a ampliação da grade de programação, que pode alcançar mais de 140 canais disponíveis, entre regionais e nacionais.

 “A liberação da faixa de frequência da parabólica tradicional é essencial para a implantação do 5G no país sem interferências. Esse é um processo previsto no edital da Anatel e que está sendo executado de forma a minimizar impactos para a população”, explicou o presidente da Anatel, Carlos Baigorri, para a Agência Brasil.

Famílias do CadÚnico que querem continuar recebendo o sinal digital podem ter parabólica gratuita

Famílias de menor renda inscritas no CadÚnico têm até o dia 30 de junho para pedir instalação gratuita da nova parabólica digital. A mudança é necessária para não perder o acesso à TV aberta, já que o sinal da TV via parabólica tradicional está sendo desligado em todo o país.

O serviço de troca atende famílias de menor renda que ainda utilizam a parabólica tradicional, aquela grande e cheia de furinhos. Depois da solicitação, elas terão direito ao kit gratuito com a nova parabólica digital, que é bem menor e sem furos, incluindo a instalação.

O serviço é realizado pela Siga Antenado, instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) para apoiar a população durante a mudança. O agendamento pode ser feito pelo site da instituição ou pelo telefone 0800 729 2404.

*Com informações da Agência Brasil

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.