Representantes do Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem, Malharia e Tinturaria de Brusque, Botuverá e Guabiruba (Sifitec) e Sindicato das Indústrias do Vestuário de Brusque, Botuverá, Guabiruba e Nova Trento (Sindivest) participaram do fórum Radar realizado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). O evento reuniu líderes empresariais, sindicatos e especialistas do setor industrial para discutir estratégias que fortalecem a competitividade das empresas catarinenses.
Com o tema “Associativismo e Competitividade”, o encontro abordou nesta quinta-feira (22), tópicos como o “Custo Santa Catarina”, o impacto de parcerias estratégicas e os desafios do setor industrial no cenário atual. A programação incluiu palestrantes, como Renan Dal Zotto, ex-técnico da seleção brasileira masculina de vôlei, que destacou o papel da liderança para alcançar excelência, e Neivor Canton, presidente da Aurora Coop, que compartilhou experiências sobre inovação em cooperativismo.
A presidente do Sindivest, Onésia Adriana Liotto destaca a relevância do evento para o setor.
“O Fórum Radar é uma oportunidade para conectar ideias e compartilhar estratégias que fortalecem o associativismo. Esses debates são essenciais para que as indústrias catarinenses continuem competitivas e inovadoras, especialmente em um cenário global de tantas transformações”, ressalta.
Já Marcus Schlösser, presidente do Sifitec, enfatiza a necessidade de colaboração entre as indústrias.
“Participar do Fórum Radar nos permite não apenas discutir os desafios do setor, mas também identificar caminhos para superar as barreiras que ainda limitam nossa competitividade. O associativismo é a chave para alcançarmos um desenvolvimento sustentável e integrado no estado”, completa.
Momento Sindical
Durante o Fórum Radar, os presidentes do Sindivest e Sifitec participaram do “Momento Sindical”, que reuniu representantes de sindicatos filiados à FIESC para discutir estratégias voltadas à defesa da indústria catarinense. Na ocasião, foram abordados temas como o fortalecimento do associativismo, a ampliação de ações conjuntas entre os sindicatos e a importância de uma atuação alinhada para superar desafios e fomentar o desenvolvimento do setor.
Os participantes também tiveram a oportunidade de compartilhar experiências sobre boas práticas e debater a importância de modernizar processos e estreitar o diálogo entre empresas e entidades sindicais. O encontro reforçou o papel essencial das lideranças na construção de uma indústria mais competitiva e sustentável em Santa Catarina.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Amplitude Comunicação