Publicidade

Sociedade do Pelznickel encerra temporada 2024 com desfile pelas ruas de Guabiruba

Tadicional desfile de véspera do Natal encantou o público por onde passou

Fonte: Vanessa Fagundes/Amplitude Comunicação

Publicidade

Nem mesmo a chuva que caiu por diversas vezes atrapalhou o desfile do Pelznickel, em Guabiruba (SC). Fechando a temporada 2024, o grupo de voluntários da Sociedade do Pelznickel saiu às ruas da cidade tradicionalmente na véspera do Natal para fazer um lindo desfile nesta terça-feira, 24 de dezembro.

Com a participação de mais de 30 voluntários, entre Pelznickels, Papais Noéis e Christikindls eles saíram da Pelznickelplatz, no bairro Imigrantes, por volta das 14h e seguiram passando pelo Centro, São Pedro, Alsácia e Lorena. Em seguida, o desfile foi até o Holstein e retornou à Casa do Papai Noel do Mato.

Pelos bairros de Guabiruba, nas casas e nas calçadas, moradores e turistas aguardavam a passagem do desfile. Entre os espectadores estava Helena Andrade, de 11 anos. Moradora do bairro Alsácia, ela era uma das dezenas de crianças que esperavam o temido – e adorado – Papai Noel do Mato.

“Eu me comportei esse ano, tirei boas notas na escola e to aqui para contar isso para o Pelznickel. Tenho medo dele, porque ele é grande, cheio de galhos e folhas, faz uns barulhos estranhos que me deixam assustada, mas minha mãe tá junto comigo para também contar para eles que me comportei”, disse.

A cobrança da boa conduta durante o ano, o respeito com os mais velhos e o bom desempenho escolar não acontecem somente por parte do Pelznickel. Quem também por vezes desempenha este papel é a Christikindl. A figura vestida de branco, que entrega doces para as crianças, também conversa com os pequenos e com os pais para saber se eles se comportaram ao longo do ano.

Quem desempenhou esse papel pela 17ª vez seguida, foi Aline Thais Siegel. Interpretando a personagem Christikindl desde os seus 13 anos, ela revelou a satisfação em fazer parte da história das crianças da cidade mais uma vez.

“Apesar de já estar fazendo esse papel há tanto tempo, todo ano é diferente. É um misto de emoções que me deixam com a sensação de dever cumprido. A gratificação por parar, conversar e escutar essas crianças não tem preço. E tudo isso é muito emocionante, principalmente hoje que foi o último dia incorporando a personagem. É um dia de muita emoção e alegria por poder representar a Christikindl por tanto tempo”, afirmou Aline.

Assim como nos demais anos, a Sociedade do Pelznickel realizou, durante o desfile, a entrega de alguns presentes para crianças que tiveram adotadas as cartinhas deixadas na Pelznickelplatz. O vice-presidente, Jocimar Fisher, explica que algumas pessoas escolheram essas cartas e trouxeram o presente até a Sociedade para que fosse realizada a entrega.

“Ao longo da Pelznickelplatz muitas pessoas adotam as cartinhas deixadas pelas crianças e trazem os presentes até nós, para que possamos entregar nesse último desfile. Além disso, também temos outros presentes que, assim como nos demais anos, entregamos em determinadas casas ao longo do percurso. E nós só conseguimos fazer toda essa entrega por conta da dedicação de todos os nossos voluntários, que não soltam a mão uns dos outros e permitem fazer lindos eventos, como foi este ano”, ressalta.
Segundo ele, a temporada de 2024 superou todas as expectativas.
“Mesmo em finais de semana de chuva, fomos surpreendidos com o público que ficou muito feliz e encantado, saindo daqui impressionado em como que uma cidade como Guabiruba, tão pequena, consegue fazer um evento tão mágico e diferente dos outros municípios que, muitas das vezes, tem grandes recursos e uma equipe maior. Para nós, isso é muito gratificante. Estamos ansiosos pelo próximo ano”, afirma.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

DESTAQUES

Fale Conosco

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.