Publicidade

Soldados do Tiro de Guerra recebem palestra sobre segurança na direção com motocicletas

Tema abordou prevenção de sinistros no trânsito com foco em condutores de moto

Fonte: Divulgação/Prefeitura de Brusque

Publicidade

A Secretaria de Trânsito e Mobilidade de Brusque (Setram), por meio da Escola Pública de Trânsito, realizou nesta terça-feira (17) uma palestra com o tema Estágio de Prevenção de Acidentes com Motocicletas para cerca de 100 soldados do Tiro de Guerra no município.

A ação foi desenvolvida dentro da rotina de formação do combatente básico territorial, contribuindo diretamente para a preparação dos jovens que, além das atividades militares, também estão inseridos no trânsito como condutores e pedestres.

Durante o encontro, foram abordados pontos fundamentais relacionados ao comportamento no trânsito, com ênfase na condução de motocicletas, um dos modais que mais exige atenção, técnica e responsabilidade. Entre os temas tratados foram abordados direção defensiva, percepção de risco, respeito às normas de circulação e os principais fatores que levam à ocorrência de sinistros envolvendo motociclistas.

A atividade foi conduzida de forma dinâmica, aproximando a realidade vivida pelos jovens no dia a dia das situações enfrentadas no trânsito urbano. A proposta foi provocar reflexão e conscientização, destacando como as escolhas individuais influenciam diretamente na própria segurança e na dos demais usuários da via.

Além do conteúdo técnico, a palestra também trouxe exemplos práticos e dados que reforçam a importância de atitudes responsáveis, especialmente entre o público jovem, que está mais exposto a situações de risco no trânsito, principalmente no uso de motocicletas.

A educação possui um papel preponderante como ferramenta de transformação. “Quando a gente leva esse tipo de orientação para dentro de um ambiente de formação como o Tiro de Guerra, conseguimos plantar algo que vai muito além da teoria”, comentou o coordenador de educação da Escola Pública de Trânsito e agente da Guarda de Trânsito de Brusque (GTB), Adriano Rocha.

“Estamos falando de comportamento, de tomada de decisão. O jovem que entende o risco passa a se posicionar diferente no trânsito. E isso reflete diretamente na redução de sinistros e na preservação de vidas”, finalizou o agente Rocha.

A iniciativa integra o conjunto de ações educativas desenvolvidas pela Escola Pública de Trânsito, que vem ampliando sua atuação junto a instituições de ensino, empresas e organizações do município, levando informação qualificada e promovendo uma cultura mais consciente no trânsito.

Empresas e instituições interessadas em receber palestras podem solicitar o agendamento por meio do formulário disponível na bio do Instagram @setrambrusque. Para mais informações, o contato também pode ser feito pelo telefone (47) 4042-0503.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Publicidade

Fale Conosco

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso portal. Conheça nossa Política de privacidade ou clique em continuar no botão ao lado.